Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
119.17 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação visa perceber se o trabalho de grupo poderá ser uma estratégia potenciadora de integração curricular o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para isso, efetuou-se uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, a uma amostra de 43 professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Os dados revelam que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular. Todavia, são identificados alguns obstáculos a esta prática, sugerindo mudanças na organização escolar e nas atividades letivas dos professores.
Description
Keywords
Integração curricular Trabalho de grupo 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) Professores Curriculum integration teachers group work 1st cycle of basic education (1st CBE)
Citation
Pereira, C., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2015). O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico. Saber & Educar (Perspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico), 20, 224-233.