Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 36
  • Livro de Resumos: Olhares sobre a Educação 7
    Publication . Menezes, Luís; Rocha, João; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    Este livro de resumos do Olhares sobre a Educação7 constitui uma memória do que foi o congresso, com o mesmo nome, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu, a 11 de abril de 2019. Este congresso está focado nas problemáticas da educação, em particular aquelas que têm incidência na formação de professores. Como tem vindo a ser hábito, este encontro teve quatro secções principais. Iniciou com uma conferência plenária a cargo de um professor da ESEV que terminou recentemente o seu trabalho de doutoramento. Nesta edição, esse papel coube a Paula Xavier que apresentou a conferência intitulada “Diversidade familiar e escola: um olhar sobre as famílias homoparentais”. O espaço seguinte foi constituído por workshops paralelos que abordaram problemáticas importantes no contexto educativo. Foram apresentados os seguintes workshops: W1 – Educação inclusiva e necessidades de saúde especiais (nse) - Sofia Campos, ESSV; W2 – Potencialidades dos sensores na educação básica - Cristina Gomes, ESEV; W3 – Não é um livro para crianças! - Ana Catarina Fernandes & Margarida Almeida, ESEV; W4 – A arte no ensino da simetria - Tamara Pereira, ESEV; W5 – Brincar com as TIC na cidade de Viseu - Manuela Loureiro, ESEV; W6 – Projeto inclusivo Gamelin - Eulália Albuquerque, AVISPT21; W7 – Palavras mutantes - Isabel Aires de Matos & Ana Isabel Silva, ESEV; W8 – Humor para ensinar!? - Marta Carvalho & Luís Menezes, ESEV; W9 – Yoga para crianças - Filipa Antunes, ESEV. O terceiro espaço foi ocupado por pósteres submetidos pelos participantes que relatam experiências de ensino, realizações educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação no campo da educação. O congresso terminou com um painel plenário intitulado “Projetos educativos na escola: possibilidades de desenvolvimento”: Viseu Educa: Clara Pombeiro e Maria Miguel Martins, Câmara Municipal de Viseu (CMV); Germinar a ciência: Ana Capelo e João Azevedo, CMV; SmartCity Lab for Kids: Bárbara Sousa, Manuela Loureiro e Pedro Rocha, CMV; Escola Ativa: Tiago Freitas, CMV.
  • Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação
    Publication . Rocha, João; Mendes, Adriana; Aguiar, Maria Cristina
    A formação inicial de professores ao nível musical tem vindo a ser estudada e discutida ao longo dos tempos. Neste sentido, apoiados em diferentes estudos e autores, considerando que a prática musical continua a ser muito reduzida no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), e que os professores deste nível de ensino possuem uma formação musical insuficiente, desenvolvemos um estudo onde pretendemos identificar e compreender as perspetivas dos professores acerca da sua formação musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical (EEM). Estas questões avolumaram-se aquando da realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), uma vez que não foram observados quaisquer momentos de prática musical nas escolas cooperantes. Foi realizada uma investigação suportada por uma metodologia quantitativa, de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a cento e trinta e três professores do 1.º CEB de quatro Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Foi possível concluir que a grande maioria dos docentes não possui uma formação inicial adequada para lecionar a área disciplinar de EEM, o que condiciona a aprendizagem dos alunos. Todavia, embora os docentes reconheçam a importância da música para o desenvolvimento global do aluno e para o desenvolvimento das suas competências e capacidades, e apesar de considerarem que a sua formação inicial é pouco adequada para a lecionação da EEM, a maioria não procura formação especializada com o intuito de atualizar os seus conhecimentos. Refira-se que a música é remetida, por grande parte dos docentes, para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), não tomando em consideração o caráter facultativo da frequência das mesmas. Por fim, constatámos que a quase totalidade dos inquiridos considera que a lecionação da EEM deve ser da responsabilidade de um professor especializado em música com a colaboração do docente titular de turma.
  • Interdisciplinarity in the 1st Cycle of Basic Education: Teachers’ perceptions and practices
    Publication . Laranjeira, Vanessa; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João
    Interdisciplinarity is a complex and difficult concept to encapsulate. However, generally speaking, it is recognized to be characterized by a combination of knowledge from various areas, congregated to address a particular issue. Hence, it is particularly promising in the 1st cycle of basic education (CEB) [years 1-4 of schooling], at an educational level where a single teacher works different curricular areas. It is thus necessary to articulate the different content, in order to develop a more complete and whole view of knowledge. The purpose of this communication, therefore, is to reveal an empirical study whose aim is to understand the importance and the meaning that 1st CEB teachers give interdisciplinarity, how often it is carried out, the main difficulties encountered, experiences and the most widely used resources and the curriculum areas where interdisciplinary practices are most evident. For this, a descriptive methodology was used with a survey by questionnaire administered to a representative sample of 45 1st CEB teachers working in a school group in the municipality of Viseu (central region of Portugal). The vast majority are women with over twenty years of service and whose academic qualification is an honour’s degree. The data obtained indicate that teachers’ general understanding of interdisciplinarity is in line with what Pombo et al. (1994) refer, in particular, as a reciprocal exchange and integration between the various disciplines resulting in enriching all of them. It is also in line with Japissu (1976) as a process in which there is an interaction and corresponding influence of some subjects on others. Interdisciplinarity is considered very important by most responding teachers and taken into account in their teaching, although with variable frequency, and it is included in most group plans. Schools and teachers, in particular, are now faced with the need to help their students develop intelligibility frameworks of the real so that they can integrate the diversity of information from different media. The implementation of interdisciplinary practices appears as a relevant strategy, facilitating a more effective pedagogical action, able to respond to the current demands of society.
  • The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation-Cases Across European Frontiers. Technical Report
    Publication . Pacheco Figueiredo, Maria; Brown, Martin; Cinkir, Sakir; Kurum, Gül; Skerrit, Craig; Faddar, Jerich; Vanhoof, Jan; Amante, Susana; Gardezi, Sarah; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; McNamara, Gerry; martins, ana patrícia; O’Brien, Shivaun; O’Hara, Joe; Ramalho, Henrique; Rocha, João
  • Processos de supervisão: acompanhamento e avaliação de professores
    Publication . Rocha, João; Ramalho, Henrique; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, Carla; Rocha, João; Figueiredo, Maria Pacheco
    O Conselho Nacional de Educação, com a promulgação do Parecer n.o 4/2016, de 29 de fevereiro, preconizou um conjunto de recomendações para a formação inicial de educadores e professores de acesso à profissão. O ponto 7 do referido Parecer aponta para a conceção de um programa de indução com caráter probatório, claro e exequível, onde sobressai a definição de quadros de referência quanto ao perfil desejável do candidato em período probatório na conclusão da indução profissional. Destaca-se ainda a figura do orientador/supervisor com perfil adequado às funções de colaboração com a instituição de formação, tal como, a formação adequada dos mesmos. Este Parecer vem dar destaque ao papel da supervisão no acesso à profissão de educadores e professores, nomeadamente no programa de indução com caráter probatório. Nesse intuito, sentimos a necessidade de apresentar uma reflexão sobre a análise e discussão de situações de docência, apontando para as características dos supervisores eficazes, para as competências de comunicação, observação de aulas e supervisão e definição de metas, muito norteados pelo pensamento de Reis (2010). A reflexão apresentada incide, de forma particular, no ciclo de supervisão (pré- observação, pós-observação e observação); nas competências e papel do bom orientador (boa supervisão) e reflexão; na eficácia da comunicação que deve ser promovida pelo orientador, na necessidade de recolha de evidências potenciadas pela observação, promotoras do estabelecimento de metas de desenvolvimento e aprendizagem; assim como, mais incidentemente, na supervisão, com destaque para a reflexão, para o feedback (co)construtivo e para o desenvolvimento profissional.
  • O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Pereira, Cândida; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João
    Esta investigação visa perceber se o trabalho de grupo poderá ser uma estratégia potenciadora de integração curricular o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para isso, efetuou-se uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, a uma amostra de 43 professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Os dados revelam que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular. Todavia, são identificados alguns obstáculos a esta prática, sugerindo mudanças na organização escolar e nas atividades letivas dos professores.
  • The relevance of sexual education in primary school
    Publication . Lacerda, Carla; Lopes, Ana Jorge; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João
    Introduction: Sexual Education in schools is of mandatory character (Law No. 60/2009, of August 6) and is intended to promote psychological, social and physical health. It should be spent a minimum of six hours per year in the 1st Cycle of Basic Education (CEB). Nevertheless, not all teachers approach to this subject in their teaching practice, for lack of training, fear in approaching this issue, or other reasons. Objectives: Ascertain the degree of students' prior knowledge about sexuality; analyze the progress of students' knowledge about sexuality, after the intervention sessions; identify the main difficulties and facilities in Sexual Education approach in 1st CEB. Methods: A qualitative practitioner research was carried out, addressing three thematic blocks: hygiene habits; differences between male and female body; and gender issues. For data collection, we used field notes, as well as a questionnaire. This was applied to a class of 20 students, aged 7 and 8, in the 2nd year of schooling of the 1st CEB in a school of Viseu (Portugal). Results: Comparing the data obtained in the pre-test and post-test, we found an expressive change in students' prior knowledge in the various blocks covered, with more emphasis on recognizing the differences between male and female body. Students actively participated in learning and demonstrated interest to know more. The lack of time and the scarcity of information and suggestions for activities in school textbooks were the main difficulties encountered in the approach to the subject. Conclusions: Sexual Education is a key area of Health Education that should be addressed from the earliest years of schooling in a systematic, intentional and natural way, as it promotes essential learning for the overall development of the student.
  • Teachers’ perception of the Head of Department’s performance and pedagogical supervision (Perceção dos professores sobre o desempenho do Coordenador de Departamento Curricular e supervisão pedagógica)
    Publication . Abreu, Alice; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João
    Introduction: Within Portuguese schools the Head of Department is an intermediate manager, a supervisor and a leader who must be capable of playing a leading role and demonstrating the appropriate communicative skills so that he can mobilize the teachers who are part of his team to fulfill their educational ideals. For this reason, pedagogical supervision takes on a prominent role in the activities he has to develop. Objectives: To know how teachers at the several levels of education, other than that of Higher Education, perceive head of department’s performance within the current Portuguese school organization and of some factors that can influence that performance, notably the specialized training in pedagogical/instructional supervision. Methods: A descriptive and cross-sectional methodology was used using a survey carried out through the application of a questionnaire. The sample was composed of 106 teachers from all academic departments who were working in a school grouping located in the Viseu district. The data collected were subject to a descriptive and inferential statistical analysis. Results: The teachers seem to value the promotion of an articulated work between the different teachers of the academic department to which they belong and between teachers from different departments, the creation of encouragement actions that would foster a reflection on their teaching practices and an openness to change and innovation. They also consider that the Head of Department should promote collaborative work, as well as generate and share knowledge. However, they state that the Head of Department’s workload and the consequent lack of time to respond to all requests that his position requires may have a negative influence on his performance. Conclusion: The Heads of Academic Department should assume the need for training in their activity to ensure legitimacy and credibility in the most wide-ranging aspects and dimensions, both at a personal/relational level, and at a professional level.
  • GROUP WORK METHODOLOGY IN THE DIFFERENT SUBJECT AREAS OF PRIMARY EDUCATION FROM TEACHERS AND STUDENTS’ PERSPECTIVE
    Publication . Santos, Joana; Rocha, João; Cardoso, Ana Paula; Costa Lopes, Ana Maria
    Group work is a methodology that allows the student to learn in interaction with his/her peers, through active involvement and participation in the teaching-learning process. However, this teaching practice isn’t always welcome by all teachers, as it implies a pedagogical organization that contrasts in many ways to the traditional teaching model. In addition, there is still no common understanding of the age at which it should be implemented or of the actual benefits it can provide to students. Bearing this assumption in mind, our goal was to find out more about teachers and students’ perspectives on group work methodology and how it should be used in the different subject areas of primary education. Our main research objectives were to understand the importance attached to this methodology, the subjects in which this methodology is most frequently implemented, the subjects where students work better in group, and the kind of training in group work methodology received by teachers. A questionnaire was applied in three School Groupings located in Viseu (centre region of Portugal) to a sample composed of 42 primary teachers and to their 4th grade students (218 students). 4th grade was the school year selected because students had already developed group work assignments before. Consequently, they were able to reflect on that past practice. The data obtained showed that group work is felt to be particularly important, both to teachers and students. Differences are quite significant when it comes to express how often that methodology is implemented in the classroom, though. Environmental Studies, Physical Education, and Dramatic Expression are the subject areas where teachers claim to use this methodology on a more regular basis. It should also be noted that more than half of the teachers admit they had no training whatsoever in the field of group work. The conclusions of this study indicate that a more frequent use of this methodology in primary education is beneficial, and highlight the clear need to invest in teacher training, namely in a training plan that focuses on the organization and development of group work in the classroom as a means to improve pedagogical action.
  • A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Ferreira, Jessica; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João
    Introdução: John Dewey é um dos pedagogos mais conceituados do século XX, defendendo a inovação e a experimentação no processo de ensino-aprendizagem, sendo importante refletir acerca destes ideais e a sua relação com a pedagogia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Objetivos: Conhecer a perspetiva dos professores do 1.º CEB sobre os ideais pedagógicos de Dewey; perceber se estes recorrem a esta pedagogia e, também, saber quais são as principais dificuldades na sua implementação e as sugestões para as ultrapassar. Métodos: Investigação transversal, descritiva e comparativa, com recurso ao inquérito por questionário. A amostra foi constituída por 96 professores (84.4% do sexo feminino), com idades entre 25 e 61 anos (M=48.30; DP=6.53), do 1.º CEB de três agrupamentos de escolas do concelho de Viseu. Resultados: A maioria dos professores perspetiva que o ensino no 1.º CEB assenta nos ideais pedagógicos de Dewey. Contudo, consideraram que há fatores, como o número de alunos por turma ou a extensão dos programas, que constituem obstáculos à ação pedagógica e apresentaram sugestões para os ultrapassar. Conclusão: Os professores evidenciaram uma perspetiva favorável aos princípios da pedagogia Deweyana, revelando que a sua ação pedagógica se enquadra nesses princípios. Contudo, há sérios constrangimentos que dificultam a sua ação consentânea com estes ideais, que só uma reforma educativa poderá ajudar a ultrapassar.