Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.69 MB | Adobe PDF | |||
701.36 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final de Estágio decorre de um processo de estágio desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, de instituições públicas do distrito de Viseu. As intervenções semanais nestes contextos educativos permitiram-me detetar alguns problemas e dificuldades por parte das crianças, particularmente no âmbito da leitura.
Assim, esta dificuldade por parte das crianças levou a formular um problema geral relativo às crianças com cinco anos de idade da Educação Pré-escolar: “Quais as competências de leitura adquiridas em crianças da Educação Pré-Escolar?”.
O objetivo principal deste estudo seria perceber quais as competências a nível da leitura que as crianças adquiriam na Educação Pré-Escolar e que já levavam como conceções para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A metodologia adotada foi a investigação qualitativa, uma vez que os dados foram recolhidos em ambiente natural de jardim-de-infância, sendo o investigador o instrumento principal, é uma investigação descritiva e os dados recolhidos foram em forma de palavras. Esta investigação de caráter qualitativo baseia-se num estudo de caso pois o que pretendíamos era estudar um caso único. Preconizou-se uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa sem descurar uma componente quantitativa. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: observação participante, tarefas sobre consciência fonológica e um questionário feito às crianças.
Os dados obtidos na investigação permitiram salientar que as tarefas de treino de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar irão dotá-las de conhecimentos, capacidades e competências relevantes para a aprendizagem da leitura.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Linguagem Oral Consciência Fonológica Leitura Crianças
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu