Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura

dc.contributor.authorSerra, Mafalda Luzia Morgado
dc.contributor.authorMatos, Isabel Aires de orient.
dc.date.accessioned2013-10-16T12:40:31Z
dc.date.available2013-10-16T12:40:31Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio decorre de um processo de estágio desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, de instituições públicas do distrito de Viseu. As intervenções semanais nestes contextos educativos permitiram-me detetar alguns problemas e dificuldades por parte das crianças, particularmente no âmbito da leitura. Assim, esta dificuldade por parte das crianças levou a formular um problema geral relativo às crianças com cinco anos de idade da Educação Pré-escolar: “Quais as competências de leitura adquiridas em crianças da Educação Pré-Escolar?”. O objetivo principal deste estudo seria perceber quais as competências a nível da leitura que as crianças adquiriam na Educação Pré-Escolar e que já levavam como conceções para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa, uma vez que os dados foram recolhidos em ambiente natural de jardim-de-infância, sendo o investigador o instrumento principal, é uma investigação descritiva e os dados recolhidos foram em forma de palavras. Esta investigação de caráter qualitativo baseia-se num estudo de caso pois o que pretendíamos era estudar um caso único. Preconizou-se uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa sem descurar uma componente quantitativa. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: observação participante, tarefas sobre consciência fonológica e um questionário feito às crianças. Os dados obtidos na investigação permitiram salientar que as tarefas de treino de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar irão dotá-las de conhecimentos, capacidades e competências relevantes para a aprendizagem da leitura.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1849
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectEducação Pré-escolarpor
dc.subjectLinguagem Oralpor
dc.subjectConsciência Fonológicapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCriançaspor
dc.titlePrática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leiturapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
capa-esev-125_2.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Trabalho final de investigação (Reparado).pdf
Size:
701.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: