Repository logo
 
Publication

A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação

dc.contributor.authorLucena, Ana Maria S.
dc.contributor.authorSaraiva, Emerson S. Silva
dc.contributor.authorAlmeida, Luís Sérgio C
dc.date.accessioned2017-01-18T08:33:50Z
dc.date.available2017-01-18T08:33:50Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a dialógica enquanto perspectiva de pesquisa transdiciplinar. O texto começa por referir o percurso seguido por Mikhail Bakthin, Paulo Freire, Edgar Morin e Basarab Nicolescu ao trabalharem a metodologia dialógica em suas obras. Além disso, discute a transdiciplinaridade compreendida em seu aspecto metodológico, como processo que ocorre em três etapas simultâneas: análise de diferentes níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e a complexidade. Buscou-se, através da pesquisa bibliográfica, levantar pontos teóricos sobre a dialogia e pesquisa transdisciplinas entre os autores supracitados. Na dialógica não se rejeita nenhuma flecha do conhecimento, o processo de conhecimento disciplinar, multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar fazem parte da unidade na diversidade que compõe a transdiciplinaridade. Nesta perspectiva, Nicolescu (2000) diz que não há superação de um nível anterior de conhecimento, mas que os opostos coexistem e que, portanto, o princípio retroativo e de autorregulação ocorrem simultaneamente. Por isso, é um importante caminho metodológico para as ciências sociais.pt_PT
dc.description.abstractThis paper presents the dialogue as of transdisciplinary research perspective. We start presenting the route followed by Mikhail Bakhtin, Paulo Freire, Edgar Morin and Basarab Nicolescu to work dialogical methodology in their works. Further, it discusses the transdisciplinarity understood in its methodological aspect, as a process that occurs in three simultaneous steps: analysis of different levels of reality, the logic of the included and complexity. We sought, through literature, raise theoretical points on the dialogism and research transdisciplinary between the above authors. In dialogic is not rejected any arrow of knowledge, the process of disciplinary knowledge, multidisciplinary, interdisciplinary part of unity in diversity that makes up the transdisciplinarity. In this perspective, Nicolescu (2000) says there is no overcoming a previous level of knowledge, but that opposites coexist and that therefore the retroactive principle and self-regulatory occur simultaneously. So it is an important methodological approach to the social sciences.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLucena, Ana Maria S.; Saraiva, Emerson S. Silva & Almeida, Luís Sérgio C. (2016). A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação. Millenium, 50 (jan/jun). Pp. 179-196pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4028
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPVpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjecttransdiciplinaridadept_PT
dc.subjectmétodo em ciências sociaispt_PT
dc.subjectpesquisa em educaçãopt_PT
dc.subjecttransdisciplinaritypt_PT
dc.subjectmethod in the social sciencespt_PT
dc.subjectresearch in educationpt_PT
dc.titleA Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educaçãopt_PT
dc.title.alternativeDialogical as a methodological transdisciplinary principle in research in educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage196pt_PT
oaire.citation.issue50pt_PT
oaire.citation.startPage179pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
9619-27203-1-SM.pdf
Size:
579.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: