Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Prática de Ensino Supervisionada e trabalho de investigação: a importância do espaço exterior em creche

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
541-Relatatorio final.pdf3.69 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório de estágio abrange os estágios realizados no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. São apreciadas criticamente as práticas realizadas e as aprendizagens desenvolvidas. Na segunda parte, apresenta-se um estudo sobre a transformação de um espaço exterior em creche, que aprofunda aspetos da importância deste espaço para as crianças, bem como para a qualidade da oferta educativa. O estudo decorreu numa creche em que ao longo dos anos, a equipa educativa, pais e crianças, foram notando e referindo a necessidade da existência de um espaço no exterior adequado às brincadeiras das crianças. Deste modo, ao longo de um ano letivo, pais e equipa educativa, tomaram a iniciativa de reformular uma área que se encontra nas imediações da creche, construindo equipamentos que tornassem o espaço mais atrativo, funcional e que apoiasse um brincar rico. Para a concretização deste estudo, recorreu-se à observação participante, à aplicação do “Go- Exterior: grelha de observação de espaços exteriores em Educação de Infância”, tendo sido ainda analisados registos fotográficos e notas de campo, bem como realizadas entrevistas à equipa educativa da creche, nomeadamente as adultas que acompanham as crianças nas deslocações ao espaço exterior. Neste sentido, além de caraterizar as alterações concretizadas, analisaram-se as perceções da equipa educativa da creche relativamente às alterações realizadas no espaço exterior, possibilitando ainda refletir acerca da relevância do espaço exterior para a aprendizagem das crianças, bem como da qualidade da oferta educativa da creche.
The internship report covers the internships carried out in the 1st Cycle of Basic Education and in Pre-School Education within the scope of Supervised Teaching Practice. The practices undertaken and the learning developed are critically assessed. In the second part, a study is presented on the transformation of an outdoor space in a daycare center, exploring aspects of the importance of this space for children as well as for the quality of the educational offer. The study took place in a daycare center where, over the years, the educational team, parents, and children observed and pointed out the need for an outdoor space suitable for children's play. Thus, over the course of a school year, parents and the educational team took the initiative to redesign an area near the daycare center, building equipment to make the space more attractive, functional, and supportive of rich play experiences. For the realization of this study, participant observation was used, along with the application of the "Go-Exterior: observation grid for outdoor spaces in Early Childhood Education." Photographic records and field notes were also analyzed, and interviews were conducted with the daycare center’s educational team, specifically the adults who accompany the children during outdoor activities. In this sense, besides characterizing the changes made, the study analyzed the perceptions of the daycare’s educational team regarding the modifications in the outdoor space, allowing for further reflection on the relevance of outdoor spaces for children's learning, as well as the quality of the daycare’s educational offer.

Description

Keywords

Espaço exterior Creche Brincar Equipa educativa Envolvimento da família Outdoor space Daycare center Play Educational team Family involvement

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence