Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Perfil epidemiológico das vítimas de acidentes de moto atendidas num serviço de emergência

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DalvinisaMariaEsmeraldo DM.pdf2.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Enquadramento: Em decorrência do crescimento expressivo do número de motocicletas, associado a condutas inapropriadas entre os condutores, vias inadequadas e sem manutenção, os acidentes de trânsito ocasionam diversos danos físicos e psicológicos aos intervenientes, principalmente em jovens, e seus familiares além das importantes implicações sociais e económicas que lhes estão associadas. Objetivos: Conhecer o Perfil Epidemiológico das Vítimas de Acidentes de Moto Atendidas na Emergência de um Hospital Brasileiro de Grande Porte; Conhecer alguns determinantes da ocorrência de acidentes de moto, numa região brasileira, como Recife. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, de natureza quantitativa, exploratório -descritivo, com recurso a uma amostra de 188 vítimas de acidentes de moto, maioritariamente do sexo masculino (88,3%), solteiros (74%), na faixa etárias dos 21 a 30 anos (31,4,%), e com uma média de idade de 29 anos, a mediana de 25 anos. O guião do instrumento para a recolha dos dados incorporou indicadores relativos: a caracterização sóciodemográfica da amostra, a dados relacionados com a evolução clínica e à caracterização dos acidentes, cujas informações foram retiradas dos prontuários/ficheiros clinicos e através da Unidade Sentinela de Informações sobre Acidentes de Transporte Terrestre – USIATT. Resultados: Foi notória a existência de um típico perfil sóciodemográfico associado à ocorrência de sinistralidade em veículos motorizados; o excesso de velocidade foi o principal registro encontrado como fator determinante, presente em 63,8% dos casos; quanto à natureza do acidente, a queda representou 85,6% e a colisão 10,6%. Os principais tipos de lesão, foram, em diversas estruturas ósseas, as fraturas não expostas (28,2%), fraturas expostas (24,4%) e os traumas em membros em 27,1% dos sinistrados. O acidente em contexto de trabalho representou 11,7%, e acontece em sua maioria no fim de semana (sábado – 18,1%), sugerindo que no referido período os jovens saem para se descontrair, conduzindo os veículo alcoolizados causando os acidentes. Conclusão: Os resultados permitiram conhecer alguns dos indicadores associados ao perfil epidemiológico das vítimas de moto atendidas num serviço de emergência, levando-nos a afirmar que a educação para a saúde é uma estratégia fundamental no sentido da prevenção desses acidentes, através da informação/formação é possível levar à consciencialização da população sobre suas ações e riscos associados a uma condução não responsável. Também a concretização das políticas públicas voltadas para a redução desses acidentes e o reforço na fiscalização das leis são cruciais para a redução dos mesmos, pois são um verdadeiro problema de saúde pública. Palavras-chaves: acidente de moto, sinistralidade, epidemiologia, prevenção, emergência.
Abstract Background: As a result of significant growth in the number of motorcycles, associated with inappropriate behavior among drivers, inadequate roads and no maintenance, traffic accidents cause many physical and psychological damage to players, especially in youth, and their families beyond importates implications social and economic associated with them. Objectives: Knowing the Epidemiological Profile of Moto Answered Accident Victims in the rise of a Brazilian Hospital Grande Porte; Meet some determinants of the occurrence of motorcycle accidents, a Brazilian region, such as Recife. Methods: It is a cross-sectional study, quantitative, descriptive exploratory, using a sample of 188 victims of motorcycle accidents, mostly male (88.3 %), single (74%) in the age range of 21-30 years (31,4 %), and with an average age of 29, the median of 25 years. The instrument for data collection incorporated: the socio-demographic characteristics of the sample, the data relating to the clinical development and characterization of accidents whose information was taken from the records / clinical files and through the Watchtower Information Unit on Land Transport Accident - USIATT. Results: It was evident the existence of a typical demographic profile associated with the occurrence of accidents in motor vehicles; speeding was the main records found as a determining factor, present in 63.8 % of cases; the nature of the accident, the fall represented 85.6 % and 10.6% bump. The main types of injury were in different bone structures, not open fractures (28.2%), fractures (24.4%) and trauma on members (27.1%) of the victims. The accident in the workplace accounted for 11.7%, and happens mostly at the weekend (Saturday - 18.1%), suggesting that during this period the young people leave to unwind, leading vehicle drunk causing accidents. Conclusion: The results allowed us to know some of the indicators associated with the epidemiological profile of the motorcycle victims treated in an emergency service, leading us to state that health education is a key strategy towards prevention of such accidents through information / training is possible conscêncialização lead to the population about their actions and risks associated with a non- responsible driving. Also the implementation of public policies aimed at reducing such accidents and strengthening the enforcement of the laws are crucial to reducing them, because they are a real public health problem. Key words: motorcycle accident, accidents, epidemiology, prevention, emergency.

Description

Keywords

Acidentes de trânsito Epidemiologia Estatística Ferimentos e lesões Motocicletas Serviço de urgência hospitalar Brasil Accidents, traffic Emergency service, hospital Epidemiology Motorcycles Statistics Wounds and injuries

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue