Repository logo
 
Publication

O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica

datacite.subject.fosDepartamento de Comunicação e Artept_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.advisorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorCorreia, Luísa Maria Gonçalves
dc.date.accessioned2015-11-25T10:24:05Z
dc.date.available2017-07-08T00:30:08Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractA presente investigação aborda o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e no empenho dos alunos para a disciplina de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu a análise da evolução do currículo da disciplina de Educação Tecnológica, a sua metodologia específica, os conceitos de motivação e empenho e o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais para a melhoria da motivação no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica. Em termos metodológicos, realizou-se uma investigação exploratória, de natureza qualitativa, efetuada em cinco instituições de ensino básico do concelho de Viseu. Participaram nove professores e quarenta e cinco alunos da referida disciplina, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a implementação de unidades de trabalho que envolvem a construção de brinquedos tradicionais são propiciadoras de motivação e empenho dos alunos, constituindo uma mais-valia para a concretização do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Tecnológica no Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractThis research addresses the contribution of traditional games and toys to students’ motivation and commitment in the school subject of Technological Education. The theoretical framework is based on the analysis of the evolution of the national curriculum of Technological Education, its specific methodologies and also on the analysis of the concepts of motivation and commitment. This research also takes into consideration the contribution of traditional games and toys in the development of motivation in the teaching-learning process of the school subject of Technological Education. The methodology used was an exploratory research of a qualitative nature made in five institutions of Basic Education in Viseu. Nine teachers of Technological Education and forty-five students participated in this research. They were interviewed following a semi-structured script. The results reveal that the implementation of work units which involve building traditional toys boost students' motivation and commitment, which represents an added value to the teaching-learning process of this school subject in Basic Education.pt_PT
dc.identifier.tid201598787
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2952
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectEducação Tecnológicapt_PT
dc.subjectJogos e brinquedospt_PT
dc.subjectmotivação, empenhopt_PT
dc.subjectTechnological Education,pt_PT
dc.subjectBasic Educationpt_PT
dc.subjectToys and gamespt_PT
dc.subjectmotivationpt_PT
dc.subjectcommitmentpt_PT
dc.titleO contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado de Ensino em Educação Visual e tecnológica do E. B.pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
finali..pdf
Size:
1.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
folha_rosto_relatorio.pdf
Size:
2.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: