Repository logo
 
Publication

Desistência da sala de aula : fatores determinantes no município de Girau do Ponciano

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorCunha, Madalena
dc.contributor.authorBraga, Maria Geane da Silva
dc.date.accessioned2016-06-22T08:17:45Z
dc.date.available2018-09-30T00:30:10Z
dc.date.issued2015-09-30
dc.date.submitted2015-07-14
dc.description.abstractEnquadramento: As características do ensino contribuíram para o desenvolvimento de sintomas que desencadeiam a desistência do professor da sala de aula, não sendo Girau do Ponciano exceção. Eles são um problema de gestão pública que requer esforços conjuntos para aliviar esta situação. As causas que aumentam esse fato tem as suas repercussões sobre a saúde dos professores e dizem também respeito às condições de trabalho. Objetivos: Determinar a existência de fatores que mostram a desistência e o afastamento da sala de aula dos professores das escolas municipais da cidade de Girau do Ponciano. Métodos: O perfil sociodemográfico revelou tratar-se de indivíduos maioritariamente do sexo feminino 88,8%, com cerca de 40 anos e possuindo o ensino superior 75,9%,sendo que 68,5% são os mais velhos em tempo de serviço. O instrumento de colheita de dados sob a forma de Questionários permitiu colher informações relativas à caracterização sociodemográfica, ao trabalho e à saúde dos professores. Resultados: Constatou-se que os participantes tinham problemas de saúde psicoemocionais (50,0%); Osteoarticulares (16,6%); relacionados à voz (7,4%); auditivos (1,8%); respiratórios (1,8%) e circulatórios (3,7%). A presença de problemas relacionados com a saúde foi identificada em (77,7%) como fator determinante para a desistência da sala de aula, sendo que (85,1%) revelaram que não possuíam motivação para o trabalho da docência. Não praticam atividade física (48,8%) e a maioria detinha experiência de sala de aula de 10 a 13 anos, totalizando (68,5%). Conclusão: As evidências encontradas sustentam a necessidade de investimento na prevenção de doenças e cuidados especiais com a saúde do docente que deve ser orientado numa abordagem global dos fatores de risco irrompidos na profissão, encarando a prevenção como uma tarefa de todos; governo, sociedades científicas, profissionais de saúde. A investigação e a análise dos dados empíricos é essencial, contribuindo para dar suporte às decisões da gestão e administração escolar e política da escola contemporânea. Palavras-chave: Trabalho Docente; Saúde do Trabalhador; Professor.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Framework: Educational characteristics contributed to the development of symptoms that trigger the withdrawal of the teacher in the classroom, not being Girau do Ponciano exception. They are a public management problem that requires joint efforts to alleviate this situation. The causes that increase this has its repercussions on the health of teachers and also relate to working conditions.. Objectives: Determine the existence of factors that show the withdrawal and the removal of classroom teachers of municipal schools in Girau do Ponciano. Methods: The sociodemographic profile showed that this is mostly females 88.8%, with about 40 years and having higher education 75.9%, and 68.5% are older at time of service. The data collection instrument in the form of questionnaires allowed to gather information on the sociodemographic characteristics, work and health of teachers. Results: It was found that the participants had psycho-emotional health problems (50.0%); Osteoarticular (16.6%); related to voice (7.4%); Hearing (1.8%); respiratory (1.8%) and circulatory (3.7%). The presence of health-related problems was identified in (77.7%) as a determinant for the withdrawal of the classroom, and (85.1%) revealed that they did not have motivation to work of teaching. Do not practice physical activity (48.8%) and the majority held classroom experience 10-13 years total (68.5%). Conclusion: The evidence supports the need for investment in special disease prevention and health care for teachers should be oriented in a global approach erupted risk factors in the profession, viewing prevention as a task of all; government, scientific societies, health professionals. The research and analysis of empirical data is essential, contributing to support management decisions and school administration and policy of the contemporary school. Keywords: Teaching Work; Worker's health; Teacher.pt_PT
dc.identifier.tid201191075pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3245
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_PT
dc.subjectFacultypt_PT
dc.subjectOccupational healthpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.titleDesistência da sala de aula : fatores determinantes no município de Girau do Poncianopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação para a Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
MariaGeaneSilvaBraga DM.pdf
Size:
4.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: