Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A vanguarda e a dialéctica: uma nota sobre a Nouvelle Vague

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A_vanguarda_e_a_dialectica.pdf213.61 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Na Europa do pós-guerra, depois da experiência neo-realista, surge uma corrente, aparentemente (des)organizada, que possuía pontos de contacto com a cinematografia italiana, e que incluía como figura emblemática Alain Robbe-Grillet. Este movimento viria a reestruturar a concepção do romance e do cinema. Segundo Roland Barthes, não existe propriamente uma escola ou corrente que reunisse o já citado Alain Robbe-Grillet, Nathalie Sarraute e Michel Butor, entre outros, e que propusera o conceito de Nouveau Roman, dado que as dissemelhanças são também uma marca do «grupo», unido, contudo, por linhas de pensamento comuns. Na caminhada que afastava o romance das formulações tradicionais do enredo, surgia, como nos diz Aguiar e Silva , o Nouveau Roman, designação criada por jornalistas, que identificava uma tipologia que aparecera após 1950, possuindo como principal ideal o afastamento dos vectores tradicionais na concepção do romance e uma aproximação a Joyce, Woolf, Faulkner e Dos Passos.

Description

Keywords

Dialéctica Nouvelle Vague Romance

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu

CC License