Publication
A vanguarda e a dialéctica: uma nota sobre a Nouvelle Vague
dc.contributor.author | Cardoso, Luís Miguel | |
dc.date.accessioned | 2010-12-09T18:09:55Z | |
dc.date.available | 2010-12-09T18:09:55Z | |
dc.date.issued | 2007-05 | |
dc.description.abstract | Na Europa do pós-guerra, depois da experiência neo-realista, surge uma corrente, aparentemente (des)organizada, que possuía pontos de contacto com a cinematografia italiana, e que incluía como figura emblemática Alain Robbe-Grillet. Este movimento viria a reestruturar a concepção do romance e do cinema. Segundo Roland Barthes, não existe propriamente uma escola ou corrente que reunisse o já citado Alain Robbe-Grillet, Nathalie Sarraute e Michel Butor, entre outros, e que propusera o conceito de Nouveau Roman, dado que as dissemelhanças são também uma marca do «grupo», unido, contudo, por linhas de pensamento comuns. Na caminhada que afastava o romance das formulações tradicionais do enredo, surgia, como nos diz Aguiar e Silva , o Nouveau Roman, designação criada por jornalistas, que identificava uma tipologia que aparecera após 1950, possuindo como principal ideal o afastamento dos vectores tradicionais na concepção do romance e uma aproximação a Joyce, Woolf, Faulkner e Dos Passos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/390 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | por |
dc.relation.ispartofseries | 33; | |
dc.subject | Dialéctica | por |
dc.subject | Nouvelle Vague | por |
dc.subject | Romance | por |
dc.title | A vanguarda e a dialéctica: uma nota sobre a Nouvelle Vague | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | por |
oaire.citation.endPage | 53 | por |
oaire.citation.startPage | 47 | por |
oaire.citation.title | Millenium | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |