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Intervenção psicomotora e desenvolvimento de capacidades motoras e comportamentais de crianças com Perturbações de Aprendizagem Específicas

dc.contributor.advisorMartins, Emília
dc.contributor.advisorMendes, Francisco
dc.contributor.authorDavid, Isabel Cristina Correia
dc.date.accessioned2022-10-06T09:16:54Z
dc.date.available2022-10-06T09:16:54Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.description.abstractEste projeto pretende compreender o impacto de uma intervenção psicomotora em 5 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com Perturbação de Aprendizagem Específica e, neste sentido, o trabalho desenvolvido começa por expressar a revisão da literatura realizada no âmbito da Psicomotricidade, das Perturbações de Aprendizagem Específicas e da relação entre ambos os conceitos. De seguida, procurou-se um processo lógico e coerente no âmbito da intervenção, apresentando a avaliação diagnóstica o plano de intervenção psicomotora e respetiva avaliação, esta última afetada pela pandemia de COVID-19. Com efeito, não foi possível dar continuidade à intervenção psicomotora e realizar a avaliação final como estava previsto. Não obstante, os dados obtidos demonstram que, apesar dos avanços e retrocessos verificados nas capacidades psicomotoras dos alunos, qualquer evolução, por mais pequena que seja, se revela uma grande conquista ao nível das habilidades psicomotoras.pt_PT
dc.description.abstractThis project aims to understand the impact of a psychomotor intervention in 5 children from the 1st cycle of basic education with Specific Learning Disorder, beginning the work developed by expressing the literature review carried out in the context of Psychomotricity, Specific Learning Disorders and the relationship between both concepts. The next step was to follow a logical and coherent process within the intervention, presenting the diagnostic assessment, the intervention plan and the psychomotor intervention process, followed by the evaluation, being the latter mentioned affected by the COVID-19 pandemic. Therefore, it was not possible to continue the psychomotor intervention and perform the final evaluation as planned. In overall, the data obtained demonstrate that despite the progress and setbacks in the students' psychomotor skills, any evolution, even the smallest, proves to be a great achievement in terms of psychomotor skills.pt_PT
dc.identifier.tid203074076pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7357
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicomotricidadept_PT
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_PT
dc.subjectPerturbações de Aprendizagem Específicaspt_PT
dc.subjectIntervenção Psicomotorapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Psicomotorpt_PT
dc.subjectPsychomotricitypt_PT
dc.subjectLearning Desabilitiespt_PT
dc.subjectSpecific Learning Desabilitiespt_PT
dc.subjectPsychomotor Interventionpt_PT
dc.subjectPsychomotor Developmentpt_PT
dc.titleIntervenção psicomotora e desenvolvimento de capacidades motoras e comportamentais de crianças com Perturbações de Aprendizagem Específicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

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