Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto do isolamento social durante a pandemia por COVID-19 na saúde mental do idoso : da evidência à práticaPublication . Santos, Marcela Isabel Canas Simões dos; Chaves, CláudiaIntrodução: Na sequência do estado de emergência de saúde pública devido à propagação do coronavírus SARS-CoV-2, impuseram-se medidas restritivas de contacto que levaram ao isolamento social. A pandemia por COVID-19 provocou um grande impacto ao nível do isolamento social nos idosos em toda a sociedade com consequências específicas ao nível da saúde mental. Objetivo: Mapear a evidência disponível sobre o impacto do isolamento social durante a pandemia por COVID-19 na saúde mental do idoso. Metodologia: Com base nas recomendações do Joanna Briggs Institute, foi desenvolvida uma Scoping Review. Os artigos foram selecionados através de uma lista de verificação PRISMA-ScR, no período de publicação de 2019 a 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, e a extração e síntese dos dados. Resultados: De 724 artigos, 29 foram incluídos nesta revisão, com identificação de áreas que evidenciam o impacto do isolamento social na saúde mental do idoso: restrição de atividades, alterações nas relações sociais, impacto na autonomia do idoso, manifestações das alterações na saúde mental, fatores de vulnerabilidade, estratégias adotadas para combater o impacto na SM saúde mental e o impacto positivo do isolamento social. Conclusões: O isolamento social tem impacto na saúde mental do idoso, tendo sido identificado maioritariamente efeitos negativos. A saúde mental influencia o estado de saúde de uma comunidade, pelo que o isolamento social determina o estado de saúde deste grupo etário. Palavras-chave: impacto, isolamento social, saúde mental, idoso, COVID-19.
- Intervenção psicomotora e desenvolvimento de capacidades motoras e comportamentais de crianças com Perturbações de Aprendizagem EspecíficasPublication . David, Isabel Cristina Correia; Martins, Emília; Mendes, FranciscoEste projeto pretende compreender o impacto de uma intervenção psicomotora em 5 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com Perturbação de Aprendizagem Específica e, neste sentido, o trabalho desenvolvido começa por expressar a revisão da literatura realizada no âmbito da Psicomotricidade, das Perturbações de Aprendizagem Específicas e da relação entre ambos os conceitos. De seguida, procurou-se um processo lógico e coerente no âmbito da intervenção, apresentando a avaliação diagnóstica o plano de intervenção psicomotora e respetiva avaliação, esta última afetada pela pandemia de COVID-19. Com efeito, não foi possível dar continuidade à intervenção psicomotora e realizar a avaliação final como estava previsto. Não obstante, os dados obtidos demonstram que, apesar dos avanços e retrocessos verificados nas capacidades psicomotoras dos alunos, qualquer evolução, por mais pequena que seja, se revela uma grande conquista ao nível das habilidades psicomotoras.
- Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativasPublication . Lopes, Susana Filipa Marques; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, BelmiroO presente relatório de estágio tem como objetivos analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais as vantagens de brincar no espaço exterior, conhecendo formas de tornar a utilização das tecnologias significativa nesse espaço. Como forma de analisar e refletir o trabalho que foi desenvolvido ao longo das intervenções recorremos aos materiais e instrumentos utilizados ao longo da prática, fundamentando com autores e referências o desenrolar do trabalho. Relativamente ao estudo em questão trata-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a participação de três educadoras de infância com diferentes anos de prática, cada uma delas com experiências e opiniões distintas. No relatório pretendeu-se em primeiro lugar demonstrar a importância de as crianças brincarem no exterior adquirindo aprendizagens essenciais à sua sobrevivência e desenvolvendo diversas competências (motoras, sociais, cognitivas, emocionais) que as fazem tornar-se independentes e autónomas. Em segundo lugar, considerando que as crianças agora estão tão familiarizadas com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e uma vez que podem oferecer-lhes novas perspetivas sobre as aprendizagens e brincadeiras no exterior, considero importante explorá-las, levando-as para o espaço exterior e tornando as crianças ativas com a sua utilização.
- Crianças com necessidades de saúde especiais : as intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem comunitáriaPublication . França, Ana Margarida Andrade Costa; Chaves, CláudiaIntrodução: A criança com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) caracteriza um conjunto de crianças que apresentam condições crónicas, físicas e de desenvolvimento, com dependência dos serviços de saúde e de diferentes profissionais, devido à fragilidade clínica e vulnerabilidade social. A Enfermagem Comunitária, ao ter o foco de atuação na comunidade, dota o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, num profissional mais capacitado para prestar cuidados de saúde específicos e diferenciados à pessoa, grupo ou comunidade, traduzindo os mesmos em ganhos em saúde. Objetivo: Mapear a evidência disponível sobre as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária nos cuidados às crianças com NSE. Metodologia: Foi realizada uma Scoping Review com base nas recomendações do Joanna Briggs Institute. Os artigos, selecionados através de uma lista de verificação PRISMA-ScR, incluem os com data de publicação igual e superior ao ano de 2016, nos idiomas português, inglês e espanhol. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, e a extração e síntese dos dados. Resultados: De 815 artigos, 13 foram incluídos nesta Scoping Review. Todos os resultados valorizaram as intervenções do Enfermeiro perante as crianças com NSE. Contudo, apenas um artigo evidencia as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária. Conclusões: As crianças com NSE exigem cuidados, também eles singulares, pelo que a intervenção diferenciada de um Enfermeiro Especialista é imprescindível. O desenvolvimento de estudos que analisem as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária com crianças com NSE é indispensável para apurar os contributos destes profissionais nesta área. Descritores em português: Crianças com Necessidades de Saúde Especiais. Enfermeiro. Enfermagem Comunitária.
- Práticas de Ensino Supervisionadas e Abordagens Pedagógicas: Reflexão e InvestigaçãoPublication . Lopes, Maria Inês Almeida; Figueiredo, Maria PachecoO presente trabalho inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionada, em contexto de estágio, e uma investigação que surgiu na vontade de aprofundar o meu conhecimento sobre a metodologia Montessori, desenvolvida pela médica Maria Montessori. Na primeira parte do trabalho é realizada uma retrospetiva sobre as práticas desenvolvidas em contexto de Práticas Ensino Supervisionada (PES), realizadas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para a realização das mesmas recorreu-se a autores de referência, refletindo de uma forma aprofundada e realizando uma introspeção das práticas desenvolvidas em contexto de estágio. Na segunda parte damos destaque ao trabalho de investigação de caracter qualitativa realizado em contexto de observações em Creche. Este trabalho visa conhecer e compreender a história de Maria Montessori e verificar suas conceções de educação subentendidas ao método, a preparação e organização do ambiente e os princípios dos materiais, das atividades montessorianas, e a função atribuída ao professor Montessori acreditava na possibilidade de melhorar a humanidade tendo como principal responsável a educação, a sua proposta pedagógica fundamentou-se em princípios científicos da psicologia desenvolvendo uma nova organização didática, associando, a teoria à prática. Os objetivos dessa pesquisa foram conhecer a história de Maria Montessori e verificar suas conceções de educação subentendidas ao método, a preparação e organização do ambiente e os princípios dos materiais, das atividades montessorianas, e a função atribuída ao professor. A estratégia metodológica utilizada é baseada em pesquisas bibliográficas. Esta pesquisa abarca a criança como um Ser livre, dando enfase à liberdade e autonomia, a preparação do ambiente e materiais que respeitem as necessidades de desenvolvimento da criança. Consequentemente a isso, torna-se um adulto capacitado, independente e autónomo. O ambiente perspetivado nesta metodologia precisa de ser agradável e estimulante. Conclui-se que o método Montessori não idealiza preparar a criança para escola, mas sim para a vida. Reforçando a ideia de que a infância é a fase crucial e base de todo o desenvolvimento do individuo.