Repository logo
 
Publication

A Avaliação do Desempenho Docente entre o Efeito Macrodiscursivo e as Lógicas Periféricas Diferenciadoras: o engajamento burocrático orientado para o consentimento calculista Participação.

dc.contributor.authorRamalho, Henrique
dc.date.accessioned2017-01-31T15:03:18Z
dc.date.available2017-01-31T15:03:18Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA análise apresentada neste texto decorre, mais latamente, de um estudo de caso focalizado na compreensão das dinâmicas macro, meso e microdiscursivas desenvolvidas em torno da avaliação do desempenho docente. É concretizada uma proposta de interpretação e compreensão das diversas relações estabelecidas entre o discurso oficial e as decorrências operadas ou, pelo menos, suscitadas pelas dinâmicas produzidas ao nível das instâncias intermédias e periféricas do sistema educativo, em torno da macrorreferencialização da avaliação do desempenho docente e das consequentes lógicas periféricas diferenciadoras propiciadoras do engajamento burocrático orientado para o consentimento calculista. Como principal conclusão, destacamos o efeito executório da prescrição central que, a partir do efeito macrodiscursivo, impôs um grau elevado de engajamento desses atores com o trabalho de organizar o tipo de resposta que o discurso oficial exige, enredando-os no quadro de um referencial alinhado com a “dominação legal” composto por regras heterónimas e com a “expectativa programática” da administração central, que impõe uma alienação tipicamente gestionária dos gestores-avaliadores da periferia.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The analysis presented in this study results, more abundantly, a focused case study in understanding the macro, meso and micro discursive dynamics developed around the evaluation of teacher performance. It is a text that makes a proposal of interpretation and understanding of the various relationships established between the official discourse and operated derivations or at least raised by the dynamics produced at the level of intermediate and peripheral instances of education system around the prerogative of an assessment of macro reference teacher performance and typical differentiating peripheral logics of the bureaucratic engagement oriented to the calculating agreement. As a main conclusion, we emphasize the prescriptive effect of central administration, from the macro framework, imposed a high degree of engagement of these actors with the task of organizing the kind of response that the official discourse demands, tangling them in the context of a reference aligned with the "legal domination" composed of heteronymous rules and the "programmatic expectation" of the central government, which imposes a typically managerial disposal of managersevaluators from the periphery.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4262
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPLpt_PT
dc.relationFCT - CI&DETS, IPVpt_PT
dc.subjectavaliação de desempenho docentept_PT
dc.subjectmacrorreferencialização da avaliação do desempenhopt_PT
dc.subjectlógicas periféricas diferenciadoras,pt_PT
dc.subjecto engajamento burocráticopt_PT
dc.titleA Avaliação do Desempenho Docente entre o Efeito Macrodiscursivo e as Lógicas Periféricas Diferenciadoras: o engajamento burocrático orientado para o consentimento calculista Participação.pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage105pt_PT
oaire.citation.startPage100pt_PT
oaire.citation.titleV Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo2RamalhoIPL .pdf
Size:
212.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: