Repository logo
 
Publication

Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT

dc.contributor.authorConstâncio, Catarina Vasconcelos
dc.contributor.authorPinto, Maribel Santos Miranda, orient.
dc.contributor.authorRodrigues, Paula Azevedo, co-orient.
dc.date.accessioned2013-12-09T09:29:51Z
dc.date.available2013-12-09T09:29:51Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo primordial analisar como os professores exploram e utilizam vários recursos didáticos em circunstância de aprendizagem, nas áreas da Educação Artística, especificamente no contexto de docência da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica. O nosso enquadramento teórico aborda as competências essenciais, solicitadas na área de educação artística, o conceito de recursos didáticos e as Tecnologias de Informação e Comunicação na disciplina supra citada. Em termos metodológicos, o estudo adotou a perspetiva de uma investigação descritiva, onde se privilegia o método quantitativo de recolha e análise de dados. Começamos por realizar um questionário a nível nacional aos docentes, tendo em conta a sua experiência na utilização de recursos didáticos convencionais e outros recursos didáticos recorrendo a tecnologias para o desenvolvimento de Competências Essenciais e Metas de aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos docentes tem formação nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, embora nem todos as utilizem. Concluímos no nosso estudo, que as ferramentas desta área podem auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento de competências, funcionando como um bom veículo para motivar os alunos.por
dc.description.abstractThe main goal of this research is to analyse how teachers explore and use several educational resources in learning environments, in the field of artistic education, particularly within the context of teaching the discipline of Visual Education and Technologic Education. Our theoretical framework addresses the essential competences required in the field of artistic education, the concept of educational resources and the information and communication technologies in the discipline aforementioned. Methodologically, this study adopted the framework of a descriptive investigation, favouring the quantitative method of data gathering and analysis. We started with a national survey to teachers, considering their experience in the usage of conventional educational resources and other educational resources related to technologies in order to develop the essential competences and learning goals. The results revealed that most teachers have training in the field of information and communication technologies, although not everyone necessarily applies it. In conclusion, the tools from this field can help in the learning process and in the development of skills, while motivating students simply through its usage.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1942
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectEducação Visualpor
dc.subjectRecursos didáticos a Software Livrepor
dc.subjectEducação Tecnológicapor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectRecursos didáticos Onlinepor
dc.titleUtilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVTpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Investigação 2013 - Catarina.pdf
Size:
3.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: