Repository logo
 
Publication

Percepções do desempenho de hotéis do Alto Douro: Uma análise comparada

dc.contributor.authorTeixeira, Helena
dc.contributor.authorMonteiro, Carlos M.F.
dc.contributor.authorSoares, João Oliveira
dc.contributor.authorMeireles, Ana
dc.date.accessioned2017-02-08T15:52:04Z
dc.date.available2017-02-08T15:52:04Z
dc.date.issued2010-07
dc.description.abstractO desempenho da industria da hospitalidade é fundamental para sustentar o desenvolvimento da actividade turística, em especial nas regiões onde o turismo ainda esta numa fase inicial desse desenvolvimento. As principais etapas desta investigação são, em prime iro lugar, comparar o desempenho percebido de quatro relevantes hotéis da região do Douro; em segundo lugar, identificar os principais atributos que determinam a satisfação global com os hotéis; em terceiro, lugar, examinar a relação entre a perceção das politicas de marketing relacional e a satisfação global do cliente e, finalmente, examinar a relação entre satisfação e lealdade, com base nas perceções dos hospedes frequentes. Os dados foram recolhidos entre Outubro de 2006 e Maio de 2007. Um novo instrumento foi construído, com base na literatura e em entrevistas com profissionais da industria hoteleira, destinado a medir os aspectos fundamentais que determinam a satisfação de clientes frequentes. Posteriormente, foi realizada uma análise comparativa com base nos atributos utilizados para medir o desempenho percebido da oferta hoteleira, o que permitiu determinar, para cada hotel, as principais variáveis em que a gestão se deve centrar a fim de aumentar a satisfação dos seus clientes frequentes. Por ultimo, verificou-se, por um lado, que as politicas de marketing relacional não são, fortes determinantes da satisfação e, por outro, que existe uma forte correlação entre a satisfação e lealdade do cliente frequente.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbnISBN 978-989-96353-1-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4429
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectTurismo e desenvolvimentopt_PT
dc.subjecthotelariapt_PT
dc.subjectbenchmarkingpt_PT
dc.subjectmarketing relacionalpt_PT
dc.subjectclientes frequentespt_PT
dc.subjectsatisfaçãopt_PT
dc.subjectlealdadept_PT
dc.subjectDouropt_PT
dc.titlePercepções do desempenho de hotéis do Alto Douro: Uma análise comparadapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchalpt_PT
oaire.citation.title16º Congresso da APDRpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo APDR.pdf
Size:
2.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: