Publication
Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.
dc.contributor.author | Rocha, João | |
dc.contributor.author | Sá-Chaves, Idália | |
dc.date.accessioned | 2017-01-31T15:40:12Z | |
dc.date.available | 2017-01-31T15:40:12Z | |
dc.date.issued | 2012-07 | |
dc.description.abstract | No quadro de um projeto de investigação sobre a formação de professores desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral Didática e Formação da Universidade de Aveiro, o presente texto tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento na área da Supervisão, incidindo particularmente na compreensão dos fatores promotores de desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, profissional e institucional. O exercício concreto de articulação epistémica entre Investigação e Ação, ou seja, entre experiência e conhecimento emergente constitui, na narratividade processual que a desenha, um complexo exercício de abstração, no qual, emergem alguns dos princípios fundamentais na humanização das práticas educacionais, da formação, do desenvolvimento e da sua supervisão. Do ponto de vista formal, corresponde a uma entrevista entre os dois autores que retoma uma história de vida através da qual os processos de construção de conhecimento e de atribuição de sentido pessoal apenas se compreendem na sua relação com os saberes de outros e na disponibilidade destes para os partilhar. Constitui por isso um grato tributo aos que, neste longo caminhar, se afirmaram, marcando o futuro com notável antecipação. Pelo carácter fundador, singular e pioneiro dos seus contributos, destacam-se e reconhecem-se como elementos inestimáveis os Professores Isabel Alarcão e António Sampaio da Nóvoa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rocha, J.; & Sá-Chaves, I. (2012). Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. Indagatio Didactica, Portugal, 4 (2), jul. Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1387 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4272 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Indagatio Didactica | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1387 | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Histórias de vida e Desenvolvimento humano | pt_PT |
dc.subject | Complexidade e Conhecimento emergente | pt_PT |
dc.subject | Processo de Bolonha | pt_PT |
dc.title | Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 39 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 4 | pt_PT |
oaire.citation.title | Indagatio Didactica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 4 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |