Publication
Infografia: espaço de literacia em contexto de necessidades educativas especiais - o caso da surdez
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Pereira, Filipa Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2018-07-02T12:45:09Z | |
dc.date.available | 2019-01-02T01:30:11Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Ainda que comummente associada ao jornalismo, a infografia atualiza potencialidades que pensamos redimensionar para diversos contextos educativos, incluindo a educação especial. Nesta comunicação descrevemos a infografia como uma ferramenta ao serviço da literacia, pelo cariz facilitador da compreensão das mensagens escritas. Propomos cartografar a utilização desta ferramenta ao serviço de crianças e jovens com necessidade educativas especiais (NEE), promovendo a literacia visual. A partir da análise de documentos reguladores da ação docente, de instrumentos e recursos didáticos à disposição de professores, descrevemos a pertinência da utilização da infografia para e com estes públicos, em particular a comunidade s/Surda. Paralelamente, propomos, neste âmbito, caracterizar e avaliar o impacto da utilização da infografia na compreensão de conteúdos escolares em diferentes anos de escolaridade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, A. I. & Pereira, F. R.(2018). Infografia: espaço de literacia em contexto de necessidades educativas especiais - o caso da surdez. In A Fenda Dixital: TIC, NEAE, Inclusión e Equidade/A Fenda Digital: TIC, NEE, Inclusão e Equidade. D.Gonçalves, J. F. Rodríguez, M. C. R. Lorenzo, M. C. C.Rodríguez & X. M. C. Fernández. Coords.) (2018). Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99984-1-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5025 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | Infografia | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Surdez | pt_PT |
dc.title | Infografia: espaço de literacia em contexto de necessidades educativas especiais - o caso da surdez | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 620 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 614 | pt_PT |
oaire.citation.title | A Fenda Dixital: TIC, NEAE, Inclusión e Equidade/A Fenda Digital: TIC, NEE, Inclusão e Equidade | pt_PT |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Silva & Pereira_2018_Fenda Digital.pdf
- Size:
- 2.3 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: