Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Influência do Modelo Comportamental ABA no desenvolvimento de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo: Perceção de Pais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
348-Trabalho de projeto (2).pdf748.65 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A investigação que desenvolvemos teve como finalidade compreender a influência do modelo comportamental ABA (Análise do Comportamento Aplicada) no desenvolvimento de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Esta metodologia de modificação de comportamento serve para compreender e auxiliar a melhoria de comportamentos inadequados, através da observação, identificação dos antecedentes e respetivas consequências. A PEA é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por défices na interação social e comunicação social e pela presença de comportamentos, interesses ou atividades restritos e repetitivos, comportando alterações no funcionamento pessoal e social, que podem situar-se em diferentes níveis de gravidade. De natureza quantitativa, este estudo foi desenvolvido para famílias de crianças com PEA que frequentam uma associação da cidade de Viseu, sendo os dados recolhidos por meio de um questionário construído especificamente para esse efeito. Dando ênfase ao método de intervenção ABA, investigou-se a sua eficácia para o desenvolvimento cognitivo e pedagógico de crianças com autismo percecionado pelos pais, contrastando, ainda, com o modelo de intervenção TEACCH. Ambos os métodos apresentam, em maior ou menor grau, estratégias e benefícios considerados adequados para responder às caraterísticas das crianças com PEA, nomeadamente a nível da comunicação/interação social. Revela-se fundamental continuar a aprofundar a investigação neste campo, ampliando o conhecimento a respeito de estratégias efetivas para a intervenção na PEA.
The research we developed within the scope of the master's degree in Special Education at ESEV, aimed to understand the influence of the ABA behavioral model (Applied Behavior Analysis) on the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This behavior modification methodology serves to understand and help to improve inappropriate behavior, through observation, identification of antecedents and respective consequences. ASD is a neurodevelopmental disorder that is characterized by deficits in social interaction and social communication and by the presence of restricted and repetitive behaviors, interests or activities, involving changes in personal and social functioning, which can be at different levels of severity. Quantitative in nature, this study was developed for families of children with autism who attend an association in the city of Viseu, with data collected through a questionnaire drawn up specifically for this purpose. Thus, this study addresses ASD, emphasizing the ABA intervention method, investigating its effectiveness for the cognitive and pedagogical development of children with autism as perceived by their parents, in relation to the TEACCH intervention model. It was possible to verify that all the methods studied present, to a greater or lesser extent, strategies and benefits considered appropriate to respond to the characteristics of children with ASD, particularly in terms of communication/social interaction. It is essential to continue deepening research in this field, expanding knowledge about effective strategies for intervention in ASD.

Description

Keywords

Perturbação do Espetro do Autismo metodologias ABA e TEACCH Intervenção comportamental Autism spectrum disorder ABA and TEACCH methodology behavioral interventio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue