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O papel do marketing no desenvolvimento das cidades inteligentes : o caso da cidade de Viseu

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMatias, Ana Mafalda
dc.contributor.advisorBarros, Teresa Antas de
dc.contributor.authorPinto, Patrícia Alexandra Oliveira
dc.date.accessioned2017-03-20T15:01:41Z
dc.date.available2017-03-20T15:01:41Z
dc.date.issued2016-06-13
dc.description.abstractNo contexto global de crescimento da população, onde se prevê que os fluxos populacionais estejam, cada vez mais, concentrados nas cidades, é premente equacionar estratégias planeadas, que visem um crescimento sustentado e integrado, contribuindo para o desenvolvimento de cidades inteligentes, inclusivas, participadas, inovadoras e sustentáveis. A par do crescimento das cidades, que acentua a competitividade entre as mesmas, é também urgente atentar e analisar o fenómeno que se assiste em territórios menos urbanizados, como é o caso do interior de Portugal. As assimetrias encontradas entre os territórios da faixa litoral e do interior do país, acentuam a necessidade de repensar os últimos. A cidade de Viseu situa-se no coração de Portugal, sentindo por isso as fragilidades do interior do país, no que à perda de população e atratividade dizem respeito. O presente estudo procura abordar e evidenciar fatores de diferenciação, identificando práticas inteligentes na cidade de Viseu. Para tal, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa a um estudo exploratório e descritivo, pretendendo-se apresentar um conjunto de eixos de desenvolvimento estratégico, que contrarie as fragilidades, acrescente valor, aumente a atratividade e contribua para a fixação de públicos e agentes. Numa estreita relação a médio e longo prazo, entre o marketing territorial e as cidades inteligentes, o estudo pretende abordar o marketing territorial enquanto ferramenta no planeamento de estratégias inteligentes.pt_PT
dc.description.abstractConsidering the present global context of a constant populational growth, where the demographics' flows are predicted to be every day more concentrated in the big cities, it's urgent to think of planned strategies, focused on a sustained and integrated growth, to contribute to the development of smart cities, inclusive cities and subsidiaries, innovative and sustainable cities. Coupled with the cities growth, that emphasizes the competitiveness among these, it is still mandatory to pay attention and analyze the phenomenon seen in less urbanized territories, such as the interior of Portugal. The asymmetries found among the territories of the coastal strip and the ones in the interior of the country, stress the necessity to rethink the latter. The city of Viseu is right at the heart of Portugal, and for that, it's hit by the fragilities of the interior of the country, in what concerns the population decline and its level of attractiveness. The current study intends to approach and highlight the differentiating factors by pointing out the smart actions within the city of Viseu. For that, it was used a methodological and qualitative approach to an exploratory and descriptive research, in order to present a set of strategic development actions, that goes against the fragilities, adds value, raises the attractiveness and contributes to the setting of the audiences and partisans. In a thin relation at long and mid-term, between territorial marketing and smart cities, this study pretends to approach the territorial marketing as a tool for smart strategies' planning.pt_PT
dc.identifier.tid201649950pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4492
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectCidades inteligentespt_PT
dc.subjectMarketing territorialpt_PT
dc.subjectViseupt_PT
dc.subjectSmart citiespt_PT
dc.subjectTerritorial marketingpt_PT
dc.subjectViseupt_PT
dc.titleO papel do marketing no desenvolvimento das cidades inteligentes : o caso da cidade de Viseupt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Marketingpt_PT

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