Repository logo
 
Publication

Representações sobre a leitura e sua influência em práticas educativas. Um estudo no primeiro ciclo de Bolonha

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2014-02-12T09:00:06Z
dc.date.available2014-02-12T09:00:06Z
dc.date.issued2013-06
dc.description.abstractNa sociedade atual, os cidadãos são diariamente confrontados com a omnipresença considerável de informação, exigindo um posicionamento crítico promotor de um exercício de cidadania ativo e responsável. Responder a este desafio crescente é uma das responsabilidades dos futuros profissionais de Educação por várias razões: 1) pelo seu papel privilegiado na mediação da relação do leitor com os textos (Azevedo, 2006); 2) pela relevância que a compreensão na leitura assume para os cidadãos na atualidade (Balula, 2007; Martins & Sá, 2008) e 3) pela reconhecida necessidade do (re)investimento constante em práticas educativas que fomentem a compreensão na leitura e a motivação para a mesma (European Commission, 2012; OECD, 2011). Neste sentido, procura-se, no presente estudo, identificar e caraterizar as representações de futuros profissionais de Educação (neste caso, estudantes a frequentar um primeiro ciclo de estudos de Bolonha na área da Educação Básica), sobre: i) a sua motivação para a leitura; ii) o seu desempenho em compreensão na leitura, iii) a forma como perspetivam o seu futuro público em termos de motivação para a leitura e compreensão neste domínio e iv) estratégias didáticas orientadas para a motivação do seu futuro público para a leitura e o desenvolvimento da sua compreensão na leitura. Pretende-se também perceber a influência destas representações nas suas futuras práticas educativas, assim como conceber, implementar e avaliar um plano de formação em Didática do Português, visando a promoção da competência didática dos estudantes orientada para a motivação do seu futuro público para a leitura e o desenvolvimento da sua compreensão na leitura.por
dc.identifier.citationMelão, D. (2013, junho). Representações sobre a leitura e sua influência em práticas educativas. Um estudo no 1.º ciclo de Bolonha. In C. M. Sá (Org.) Transversalidade II: representações, instrumentos, práticas e formação (pp. 27-36). Aveiro: Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/Laboratório de Investigação em Educação em Portuguêspor
dc.identifier.isbn978-972-789-375-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2021
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAveiro: Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/Laboratório de Investigação em Educação em Portuguêspor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subject1.º Ciclo de Bolonhapor
dc.titleRepresentações sobre a leitura e sua influência em práticas educativas. Um estudo no primeiro ciclo de Bolonhapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage36por
oaire.citation.startPage27por
oaire.citation.titleTransversalidade II: representações, instrumentos, práticas e formaçãopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Capitulo.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: