Repository logo
 
Publication

Ler no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitura na aula de Português

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.date.accessioned2013-02-13T18:20:53Z
dc.date.available2013-02-13T18:20:53Z
dc.date.issued2012-12
dc.description.abstractResumo: A Escola assume, hoje, um papel cada vez mais ativo na formação dos (ciber)leitores, sendo chamada a reconfigurar um conjunto pré-existente de práticas em literacia onde predomina o texto impresso para um universo digital complexo, no qual o ecrã tem primazia. Assim, neste artigo procuraremos: (1) reforçar o modo como novas práticas em literacia emergem em permanência na nossa sociedade, repercutindo-se no percurso dos leitores em formação; (2) apontar para o modo como a leitura no ecrã de textos diversificados influencia a compreensão leitora, daí retirando ilações no que concerne à construção do percurso do leitor; (3) caracterizar a forma como a leitura online requer o desenvolvimento de um conjunto amplo de estratégias por parte do leitor, para que possa usufruir plenamente do prazer de ler em contexto escolar e extra-escolar. Finalmente, reflectimos criticamente sobre os desafios colocados hoje à Escola, relativamente à implementação e consolidação de percursos de leitura que estejam na base do exercício hodierno da cidadania.por
dc.identifier.isbn978-9898486-01-1
dc.identifier.issn1646-9526
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1542
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Coimbrapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEcrãpor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleLer no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitura na aula de Portuguêspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapor
oaire.citation.endPage244por
oaire.citation.issueNúmero Temático. Português: Investigação e Ensinopor
oaire.citation.startPage232por
oaire.citation.titleExedrapor
oaire.citation.volumeNúmero Temático. Português: Investigação e Ensinopor
person.familyNameMelão
person.familyNamePaulo Rodrigues Balula
person.givenNameDulce
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ExedraPaper.pdf
Size:
657.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: