Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ler no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitura na aula de Português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ExedraPaper.pdf657.91 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo: A Escola assume, hoje, um papel cada vez mais ativo na formação dos (ciber)leitores, sendo chamada a reconfigurar um conjunto pré-existente de práticas em literacia onde predomina o texto impresso para um universo digital complexo, no qual o ecrã tem primazia. Assim, neste artigo procuraremos: (1) reforçar o modo como novas práticas em literacia emergem em permanência na nossa sociedade, repercutindo-se no percurso dos leitores em formação; (2) apontar para o modo como a leitura no ecrã de textos diversificados influencia a compreensão leitora, daí retirando ilações no que concerne à construção do percurso do leitor; (3) caracterizar a forma como a leitura online requer o desenvolvimento de um conjunto amplo de estratégias por parte do leitor, para que possa usufruir plenamente do prazer de ler em contexto escolar e extra-escolar. Finalmente, reflectimos criticamente sobre os desafios colocados hoje à Escola, relativamente à implementação e consolidação de percursos de leitura que estejam na base do exercício hodierno da cidadania.

Description

Keywords

Leitura Ecrã Literacia Escola Cidadania

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Coimbra

CC License