Repository logo
 
Publication

A estratégia da informação na rádio em Portugal: um estudo de caso comparativo entre a emissora de serviço público Antena 1 e a rádio de serviço privado Renascença

dc.contributor.advisorMidões, Miguel
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel Fernandes e
dc.date.accessioned2023-11-27T11:44:49Z
dc.date.available2023-11-27T11:44:49Z
dc.date.issued2023-06-06
dc.description.abstractHá muito que se fala do possível desaparecimento da rádio, desde o aparecimento da televisão, à chegada da internet e das redes sociais. A verdade é que tem vindo a constatar-se uma evolução deste meio de comunicação tradicional e uma adaptação aos novos tempos. Numa altura em que é tão fácil divulgar e chegar a mais pessoas ao mesmo tempo, torna-se importante perceber de que forma são produzidas as notícias, tentando perceber a credibilidade dos órgãos de comunicação social, nomeadamente a rádio, durante a rotina produtiva, independentemente do setor em que se enquadram, público ou privado. Este trabalho pretende analisar e perceber quais as estratégias utilizadas pela rádio de serviço público na construção do seu serviço de informação, mais especificamente o caso da sua rádio principal, a Antena 1, comparando com a construção noticiosa desenvolvida pela emissora privada, Rádio Renascença. Esta pesquisa envolve uma metodologia mista, estruturada com base numa análise quantitativa a quinze dias de noticiários de ambas as rádios, suportada depois com uma análise qualitativa, fundada em quatro entrevistas a elementos das emissoras, nomeadamente editores e diretores de informação, bem como de observação participante realizada ao longo de dois estágios curriculares presenciais nas respetivas redações. Neste estudo comparativo tenta-se perceber quais as diferenças na escolha das temáticas abordadas e no género jornalístico usado para a sua divulgação, assim como em que medida é que as fontes podem influenciar a rotina produtiva das notícias. A pesquisa foca-se ainda a tentar perceber se uma rádio gerida com financiamento do Estado (Antena 1) e uma rádio detida pela Igreja Católica (RR) transparecem no seu serviço noticioso o peso destas instituições e se a estratégia informativa das emissoras é moldada por esta realidade.pt_PT
dc.description.abstractThere has been a lot of talk about the possible disappearance of radio, since the appearance of television, the arrival of the internet and social networks. The truth is that there has been an evolution of this traditional means of communication and an adaptation to new times. At a time when it is so easy to disseminate and reach more people at the same time, it is important to understand how the news is produced, trying to understand the credibility of the media, namely the radio, during the production routine, regardless of sector in which they belong, public or private. This work intends to analyze and understand the strategies used by the public service radio in the construction of its information service, more specifically the case of its main radio, Antena 1, comparing with the news construction developed by the private broadcaster, Rádio Renascença. This research involves a mixed methodology, structured on the basis of a quantitative analysis of fifteen days of news from both radios, later supported by a qualitative analysis, based on four interviews with elements of the stations, namely editors and information directors, as well as observation. participant carried out over two on-site curricular internships in the respective newsrooms. In this comparative study, we try to understand the differences in the choice of topics addressed and in the journalistic genre used for their dissemination, as well as to what extent the sources can influence the productive routine of the news. The research also focuses on trying to understand if a radio managed with State funding (Antena 1) and a radio owned by the Catholic Church (RR) show in their news service the weight of these institutions and if the information strategy of the stations is shaped by this reality.pt_PT
dc.identifier.tid203406257pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8054
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRádio de Serviço Público e de Serviço Privadopt_PT
dc.subjectEstratégia Informativapt_PT
dc.subjectInfluência do Estado e da Igrejapt_PT
dc.subjectPublic Service and Private Service Radiopt_PT
dc.subjectInformation Strategypt_PT
dc.subjectState and Church influencept_PT
dc.titleA estratégia da informação na rádio em Portugal: um estudo de caso comparativo entre a emissora de serviço público Antena 1 e a rádio de serviço privado Renascençapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameComunicação Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
276-Trabalho de projeto-2550-1-4-20230802.pdf
Size:
1.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: