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Famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais e suporte social: análise de trajetórias de vida
dc.contributor.author | Felizardo, Sara | |
dc.contributor.author | Jales Ribeiro, Esperança | |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T09:54:33Z | |
dc.date.available | 2017-02-02T09:54:33Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A investigação sobre as funções do suporte social em famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem vindo a realçar que este contruto influencia várias dimensões do funcionamento parental e familiar. O presente estudo tem como propósito analisar a influência da perceção do suporte social nas trajetórias de desenvolvimento das famílias, especificamente, no stress, bem-estar e envolvimento parental, no contexto da adaptação à deficiência/ incapacidade. É um estudo qualitativo e compreensivo dos fenómenos em estudo e, para o efeito, constituímos uma amostra de pais de crianças com diferentes problemáticas do domínio cognitivo, motor e perturbações do autismo; provenientes de um distrito da região centro de Portugal. A seleção da amostra foi realizada por técnicos e professores das instituições (associações e escolas) onde foi desenvolvida investigação, que escolheram progenitores com um elevado envolvimento parental no processo educativo e terapêutico. O instrumento de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada que, na sua generalidade, abrange aspetos sociodemográficos e outras informações relacionadas com o passado, presente e o futuro das trajetórias de desenvolvimento parental e familiar. A análise dos discursos dos pais sugere um expressivo envolvimento parental nos processos educativo e terapêutico, bons níveis de suporte social formal e informal, a utilização de estratégias de coping focalizadas na resolução dos problemas e perceções positivas sobre os filhos e sobre as mudanças parentais; não obstante estes resultados, os discursos indiciam um elevado stress parental decorrente das exigências e das barreiras na gestão da vida diária. Os progenitores estão ligados a instituições de apoio e revelam relações de proximidade com outros pais, com quem partilham os problemas, usufruem de apoio emocional e informacional importante no quadro do ajustamento parental. São ainda propostas áreas, medidas e ações no domínio da intervenção familiar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4321 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edição Instituto Politécnico de Beja | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | suporte social | pt_PT |
dc.subject | bem-estar | pt_PT |
dc.subject | envolvimento parental | pt_PT |
dc.title | Famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais e suporte social: análise de trajetórias de vida | pt_PT |
dc.type | working paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Beja, Instituto Politécnico de Beja | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de resumos - Encontro em Educação Especial – Roteiros para uma Educação Inclusiva | pt_PT |
person.familyName | Felizardo | |
person.familyName | Jales Ribeiro | |
person.givenName | Sara | |
person.givenName | Esperança | |
person.identifier.ciencia-id | 7C1C-342A-2434 | |
person.identifier.ciencia-id | 9F1F-DA46-340F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4763-687X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2936-9891 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | workingPaper | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d | |
relation.isAuthorOfPublication | 8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc |
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