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Famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais e suporte social: análise de trajetórias de vida

dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorJales Ribeiro, Esperança
dc.date.accessioned2017-02-02T09:54:33Z
dc.date.available2017-02-02T09:54:33Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA investigação sobre as funções do suporte social em famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem vindo a realçar que este contruto influencia várias dimensões do funcionamento parental e familiar. O presente estudo tem como propósito analisar a influência da perceção do suporte social nas trajetórias de desenvolvimento das famílias, especificamente, no stress, bem-estar e envolvimento parental, no contexto da adaptação à deficiência/ incapacidade. É um estudo qualitativo e compreensivo dos fenómenos em estudo e, para o efeito, constituímos uma amostra de pais de crianças com diferentes problemáticas do domínio cognitivo, motor e perturbações do autismo; provenientes de um distrito da região centro de Portugal. A seleção da amostra foi realizada por técnicos e professores das instituições (associações e escolas) onde foi desenvolvida investigação, que escolheram progenitores com um elevado envolvimento parental no processo educativo e terapêutico. O instrumento de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada que, na sua generalidade, abrange aspetos sociodemográficos e outras informações relacionadas com o passado, presente e o futuro das trajetórias de desenvolvimento parental e familiar. A análise dos discursos dos pais sugere um expressivo envolvimento parental nos processos educativo e terapêutico, bons níveis de suporte social formal e informal, a utilização de estratégias de coping focalizadas na resolução dos problemas e perceções positivas sobre os filhos e sobre as mudanças parentais; não obstante estes resultados, os discursos indiciam um elevado stress parental decorrente das exigências e das barreiras na gestão da vida diária. Os progenitores estão ligados a instituições de apoio e revelam relações de proximidade com outros pais, com quem partilham os problemas, usufruem de apoio emocional e informacional importante no quadro do ajustamento parental. São ainda propostas áreas, medidas e ações no domínio da intervenção familiar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4321
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdição Instituto Politécnico de Bejapt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectsuporte socialpt_PT
dc.subjectbem-estarpt_PT
dc.subjectenvolvimento parentalpt_PT
dc.titleFamílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais e suporte social: análise de trajetórias de vidapt_PT
dc.typeworking paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBeja, Instituto Politécnico de Bejapt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titleLivro de resumos - Encontro em Educação Especial – Roteiros para uma Educação Inclusivapt_PT
person.familyNameFelizardo
person.familyNameJales Ribeiro
person.givenNameSara
person.givenNameEsperança
person.identifier.ciencia-id7C1C-342A-2434
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.orcid0000-0002-4763-687X
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeworkingPaperpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d
relation.isAuthorOfPublication8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc
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