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Abstract(s)
Este artigo pretende destacar a aproximação entre o ensino de História, do Turismo e da
Interpretação do património. Neste sentido, uma equipa multidisciplinar tem levado a
cabo uma investigação, que envolve intersecções entre estas áreas científicas, numa
cidade histórica do norte de Portugal (cidade de Lamego). Foi criado um discurso
interpretativo do pórtico de um dos mais emblemáticos monumentos desta cidade
histórica (Sé Catedral), tendo sido realizadas entrevistas em profundidade a 15 visitantes.
Concluímos que a interpretação dos recursos históricos permite a construção de um
produto turístico patrimonial. Através de uma ligação mais estreita entre o discurso
histórico, interpretação e turismo é possível criar uma diferenciação do produto
patrimonial tornando-o num produto único e, portanto, mais atraente para os diversos
segmentos.
Na construção dos discursos acerca de elementos patrimoniais com vista à apresentação
a potenciais visitantes, descobrimos que tanto o discurso histórico como o turístico
possuem semelhanças, diferindo, sobretudo, na linguagem. O ensino de História deposita
na construção de narrativas uma possibilidade de cultivar a formação histórica dos alunos
para atingir consciências históricas. As narrativas recortadas pelo turismo, não negam as
históricas, mas a sua intenção passa pela agregação de valores atuais e interpretações que
diferenciem o Património.
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Keywords
Ensino Recursos históricos Técnicas de Interpretação Turismo.
Citation
Publisher
International Journal of Scientific Management and Tourism