Publication
Mentoria 1, 2, 3: Um olhar sobre os princípios básicos: Referencial pedagógico nº 1
dc.contributor.author | Alves, Ana Berta | |
dc.contributor.author | Coutinho, Emília | |
dc.contributor.author | Vallescar-Palanca, Diana | |
dc.contributor.author | Margarida Campos, Sofia | |
dc.date.accessioned | 2023-11-08T09:50:28Z | |
dc.date.available | 2023-11-08T09:50:28Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | A implementação da mentoria é uma prática de relacionamento intencional, de natureza espontânea, informal ou formal, entre duas ou mais pessoas. O seu objetivo é a troca de conhecimentos, perspetivas, orientações, experiências ou estratégias, que ajudam no enriquecimento pessoal e profissional, a melhorar ou adquirir novas competências, ampliar redes, a encurtar os caminhos e a evitar alguns erros. As diferentes pessoas e as suas práticas dão origem a variados estilos de relacionamento na mentoria que têm sido tipificados em diversos estudos sobre o tema. Realizar o emparelhamento (match) adequado entre mentor/a e mentorado/a redunda no sucesso da mentoria. O projeto +Mentoria(s), apresenta o referencial pedagógico nº1, Mentoria 1,2,3: Um olhar sobre os princípios básicos. Um guia geral, de leitura rápida, para conhecer o núcleo fundacional da mentoria: 1) A mentoria como uma via de duplo sentido; 2) Os seus atores, mentor/a e mentorado/a, assim como 3) As fases do relacionamento na mentoria. Palavras chave: mentoria via de duplo sentido, mentor/a, mentorado/a, relacionamento na mentoria, tipologia de mentor/a, tipologia de mentorado/a, inclusão. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Alves, A. B., Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., & Campos, S. (2023). Mentoria: 1,2,3: Um olhar sobre os princípios básicos: Referencial pedagógico nº 1. Escola Superior de Saúde de Viseu. https://doi.org/10.34633/978-989-35117-1-8 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34633/978-989-35117-1-8 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-35117-1-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8011 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Saúde de Viseu | pt_PT |
dc.relation | + Mentoria(s) | Stay with us - IPV, Project Ref. POCH-02-53I2-FSE-000027 | pt_PT |
dc.subject | Mentoria | pt_PT |
dc.subject | Programa de mentoria | pt_PT |
dc.subject | Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.subject | Mentoring | pt_PT |
dc.subject | Mentoring program | pt_PT |
dc.subject | Polytechnic University Viseu | pt_PT |
dc.title | Mentoria 1, 2, 3: Um olhar sobre os princípios básicos: Referencial pedagógico nº 1 | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Alves | |
person.familyName | Coutinho | |
person.familyName | Margarida Campos | |
person.givenName | Ana Berta | |
person.givenName | Emília | |
person.givenName | Sofia | |
person.identifier | 1215605 | |
person.identifier.ciencia-id | 7913-CE3A-277F | |
person.identifier.ciencia-id | B11D-134D-9223 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8958-4254 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9506-4626 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4696-3537 | |
person.identifier.rid | Q-4960-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57204888708 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3842924a-df07-4454-b428-c0da689d8f98 | |
relation.isAuthorOfPublication | 87353ab1-b0e6-4243-bb44-95e55387538b | |
relation.isAuthorOfPublication | d077b2de-97fa-43c6-9081-fae1a3f87acc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3842924a-df07-4454-b428-c0da689d8f98 |