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A construção do estigma em migrantes lusófonos no século XXI

dc.contributor.authorSilva, Nilce da
dc.date.accessioned2010-12-09T19:29:01Z
dc.date.available2010-12-09T19:29:01Z
dc.date.issued2006-02
dc.description.abstractEste artigo trata de conjunto de reflexões nascidas nos encontros do grupo de pesquisa, extensão e ensino “Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Escolar e Social”, apoiado pelo CNPq, sobre dois temas que reincidem e inquietam sobremaneira os componentes do referido grupo: 1- O “estigma” atribuído aos alunos lusófonos com pouca escolaridade no Brasil e aos lusófonos, independentemente da escolaridade, na Europa. 2- As “diferentes estratégias” utilizadas por estes atores com a finalidade da sobrevivência nas sociedades de acolhimento letradas em que se inserem. Para subsidiar esta discussão, optamos pelo estudo dos teóricos: E. Goffman, Pierre Bourdieu e Z. Bauman, pois mostraram-se necessários para a discussão sobre o processo de formação do estigma de falantes lusófonos em situação de (i)migração, assim como, para a compreensão da necessidade da elaboração de máscaras de sobrevivência na “selva” letrada da sociedade de recepção, seja da Comunidade Européia ou da cidade de São Paulo.por
dc.identifier.issn1647-662X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/418
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupor
dc.relation.ispartofseries32;
dc.subjectEstigmapor
dc.subjectMáscaraspor
dc.subjectSociedade letradapor
dc.subjectLusofoniapor
dc.titleA construção do estigma em migrantes lusófonos no século XXIpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.endPage307por
oaire.citation.startPage296por
oaire.citation.titleMilleniumpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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