Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A formação de profissionais para a educação básica no contexto do ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
mesaredonda_ATAS_IIIENEB1.pdf270.9 KBAdobe PDF Download

Authors

Advisor(s)

Abstract(s)

O nosso olhar para o futuro da formação de educadores de infância e professores foca três eixos de tensão: o primeiro entre as mudanças no contexto do ensino superior, associados à alteração na habilitação profissional, que revelam uma aposta na internacionalização e a lógica e tónica maioritariamente nacional da formação de professores; o segundo entre a organização do ensino superior e a especificidade do saber dos profissionais a formar; e o terceiro entre a formação de professores no ensino superior como conduzindo a autonomia profissional e produção de conhecimento e a influência de agendas políticas e económicas, externas à arena da educação. Os três eixos implicam olhar a formação de professores como realizando-se no contexto do ensino superior mas em interface com o sistema educativo não superior, ligando-se a diferentes interlocutores e decisores. Tanto potenciais espaços de afirmação como zonas de pressão serão delimitados, num esforço de identificação das tensões que enformam quer decisões quotidianas quer reformas estruturais.

Description

Keywords

formação de professores ensino superior produção de conhecimento

Pedagogical Context

Citation

Figueiredo, M. P. (2014). A formação de profissionais para a educação básica no contexto do ensino superior. In G. Portugal, A. I. Andrade, C. Tomaz, F. Martins, J. A. Costa, M. Migueis, R. Neves, & R. M. Vieira (Orgs.), Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português (pp. 19-36). Aveiro: UA Editora.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

UA Editora

CC License