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Abstract(s)
O aumento constante da procura turística tem dado origem a que, cada vez mais, os
recursos patrimoniais sejam transformados em recursos turísticos. Assistimos, por isso,
hoje em dia e um pouco por todo o mundo, a um aumento da oferta do produto cultural e
patrimonial. Esta evolução justifica que os locais que possuem recursos patrimoniais
tenham de se preocupar com o modo como a gestão é realizada.
A tendência actual da gestão do património vai no sentido de uma colaboração, cada vez
mais estreita, entre as áreas do Património e o Turismo, com o objectivo de delinearem
estratégias conjuntas.
Através da investigação bibliográfica, tivemos oportunidade de verificar que existem
vários estudos sobre o património, em geral, mas são escassos os que se referem ao
património arquitectónico e sua relação com os visitantes, principalmente, no caso de
Portugal.
O estudo que aqui se apresenta, “O Património e o Turismo: Cidade de Lamego”,
pretendeu compreender a gestão do património e a sua relação com os visitantes. Com este
objectivo, elaborou-se um questionário que foi aplicado aos visitantes, num total de 234
indivíduos, durante os meses de Outubro e Novembro de 2005. Aplicou-se, também, um
questionário, já validado, aos gestores do seguinte património: Sé Catedral, Igreja de
Almacave, Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, Castelo, Museu, e Capela de São
Pedro Balsemão.
Através do cruzamento dos dados recolhidos nos dois questionários, foi possível inferir
que a relação existente entre quem gere o património e os seus visitantes é, ainda,
deficiente ou muito deficiente. A maior falha apontada pelos visitantes, tendo em conta os
problemas ligados à gestão, prende-se com a falta de interpretação dos monumentos.
Os resultados deste estudo, bem como as propostas e sugestões elaboradas, poderão ser
úteis para as instituições responsáveis pela preservação e valorização do património, na
medida em que chamam a atenção dos seus gestores para os problemas que existem,
apontando caminhos, que poderão eventualmente contribuir para a resolução de alguns
desses problemas.
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Keywords
Património Turismo Gestão Patrimonial Procura Turística