Repository logo
 
Publication

Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças num estudo realizado em contexto pré-escolar

dc.contributor.authorJales Ribeiro, Esperança
dc.contributor.authorGomes, Marta
dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.date.accessioned2019-08-05T08:10:34Z
dc.date.available2019-08-05T08:10:34Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA família é o primeiro contexto de socialização da criança. É nela que se desenvolve a parentalidade que definimos como a relação entre duas gerações, pais e filhos, em que os primeiros têm o objetivo de garantir a educação e o desenvolvimento integral dos segundos. Os estilos parentais são definidos habitualmente como um conjunto de atitudes dos progenitores que formam um clima emocional no qual os comportamentos das mães ou dos pais são expressos. Numa organização familiar saudável os pais devem apresentar estilos educativos assentes em atitudes positivas que favoreçam a autoestima e o autoconceito dos seus filhos. O objetivo da investigação empírica é o de caracterizar o estilo parental dos progenitores de 24 crianças de idade pré-escolar identificando específicamente as representações dos respetivos filhos acerca dos estilos dos pais quando estes se avaliam como permissivos. Trata-se de um estudo descritivo não experimental onde participaram 24 pais e 24 crianças de idade Pré-Escolar (com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos), que frequentam um Jardim-de-Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social em Viseu, Portugal. Os instrumentos utilizados foram o Inquérito Sociodemogáfico e uma Escala de Estilos Parentais, com adaptação pictográfica para crianças na dimensão Laxismo/Permissividade. Os resultados evidenciaram não existir convergência entre a avaliação dos pais e dos filhos na dimensão estudada. No geral apenas em 46% dos casos se verifica acordo das crianças e dos pais quanto a atitudes permissivas destes para com elas, sendo que as restantes os avaliaram com graus de permissividade muito superior ou inferior aos atribuídos pelos progenitores. O desfasamento e possíveis interpretações sobre o mesmo serão analisados na discussão dos resultados.pt_PT
dc.description.sponsorshipCentro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) - Instituto Politécnico de Viseu, Portugalpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5591
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSERINDOC S.Lpt_PT
dc.relation.publisherversion1138-1663pt_PT
dc.subjectParentalidadept_PT
dc.subjectEstilos educativospt_PT
dc.subjectPermissividadept_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectJardím-de-Infânciapt_PT
dc.titleParentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças num estudo realizado em contexto pré-escolarpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEspanhapt_PT
oaire.citation.endPage310pt_PT
oaire.citation.startPage310pt_PT
oaire.citation.title), Libro de Resúmenes del XIII Congreso Internacional Gallego- Portugués de Psicopedagogíapt_PT
person.familyNameJales Ribeiro
person.familyNameFelizardo
person.givenNameEsperança
person.givenNameSara
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.ciencia-id7C1C-342A-2434
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
person.identifier.orcid0000-0002-4763-687X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc
relation.isAuthorOfPublicatione67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
3.-LIBRO_DE_RESUMENES.pdf
Size:
5.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: