Publication
Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T11:28:02Z | |
dc.date.available | 2020-01-27T11:28:02Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Neste artigo refletimos sobre o papel de estudantes e de docentes no século XXI, à luz das práticas pedagógicas desenvolvidas, ao longo de dez anos, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita da licenciatura em Educação Básica. Partindo de um enquadramento teórico que contempla a pedagogia para a autonomia e a importância da leitura e da escrita no seu âmbito, traçamos os seguintes objetivos: i) refletir sobre a relação estabelecida entre os conteúdos programáticos da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita e a sua articulação com as práticas pedagógicas implementadas; ii) indagar o contributo da literatura para a infância no âmbito da construção de uma pedagogia para a autonomia, nomeadamente no que concerne ao conciliar do trabalho autónomo dos estudantes com o trabalho desenvolvido em sala de aula. Concluímos que os percursos realizados nos possibilitaram escutar, de forma crescente, os estudantes, sendo a investigação levada a cabo no âmbito dos itinerários percorridos um auxílio importante para a renovação das nossas práticas pedagógicas. Em tal renovação, destacaram-se os percursos de leitura propostos, procurando, em permanência, reconstruí-los enquanto partilha que possibilitasse, aos estudantes e aos docentes, habitar, de modo renovado, exercícios de cidadania cada vez mais complexos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Balula, J. P, & Melão, D. (2019). Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. Revista Lusófona de Educação, 45, 171-185. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645-7250 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6140 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle45.12 | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.title | Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 185 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 171 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Lusófona de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 45 | pt_PT |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.familyName | Melão | |
person.givenName | João | |
person.givenName | Dulce | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 6999-Texto do artigo-20311-1-10-20200114 (1).pdf
- Size:
- 837.09 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: