Repository logo
 
Publication

Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita

dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2020-01-27T11:28:02Z
dc.date.available2020-01-27T11:28:02Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNeste artigo refletimos sobre o papel de estudantes e de docentes no século XXI, à luz das práticas pedagógicas desenvolvidas, ao longo de dez anos, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita da licenciatura em Educação Básica. Partindo de um enquadramento teórico que contempla a pedagogia para a autonomia e a importância da leitura e da escrita no seu âmbito, traçamos os seguintes objetivos: i) refletir sobre a relação estabelecida entre os conteúdos programáticos da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita e a sua articulação com as práticas pedagógicas implementadas; ii) indagar o contributo da literatura para a infância no âmbito da construção de uma pedagogia para a autonomia, nomeadamente no que concerne ao conciliar do trabalho autónomo dos estudantes com o trabalho desenvolvido em sala de aula. Concluímos que os percursos realizados nos possibilitaram escutar, de forma crescente, os estudantes, sendo a investigação levada a cabo no âmbito dos itinerários percorridos um auxílio importante para a renovação das nossas práticas pedagógicas. Em tal renovação, destacaram-se os percursos de leitura propostos, procurando, em permanência, reconstruí-los enquanto partilha que possibilitasse, aos estudantes e aos docentes, habitar, de modo renovado, exercícios de cidadania cada vez mais complexos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBalula, J. P, & Melão, D. (2019). Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. Revista Lusófona de Educação, 45, 171-185.pt_PT
dc.identifier.issn1645-7250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6140
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversiondoi: 10.24140/issn.1645-7250.rle45.12pt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escritapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage185pt_PT
oaire.citation.startPage171pt_PT
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume45pt_PT
person.familyNamePaulo Rodrigues Balula
person.familyNameMelão
person.givenNameJoão
person.givenNameDulce
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
6999-Texto do artigo-20311-1-10-20200114 (1).pdf
Size:
837.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: