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Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorCoelho, Elodie Martins
dc.date.accessioned2014-10-01T13:53:05Z
dc.date.available2014-10-01T13:53:05Z
dc.date.issued2014-07
dc.date.submitted2014-10-01
dc.description.abstractO envolvimento parental na escola emerge como um fator promotor do desenvolvimento do aluno, propiciando melhorias no desempenho do professor e, de um modo geral, a otimização da comunicação entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta temática tem uma particular relevância no caso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde o envolvimento dos pais é conceptualizado como uma variável importante na qualidade do processo de aprendizagem do aluno e na eficácia das escolas. Neste contexto, o presente estudo pretende conhecer as perspetivas de pais e professores sobre o envolvimento parental na educação de alunos com NEE, no âmbito da educação inclusiva. Os objetivos delineados foram: i) analisar as perspetivas dos pais e professores sobre o envolvimento parental na escola; ii) perspetivar linhas de ação com o intuito de promover o envolvimento das famílias na escola; iii) identificar as principais dificuldades sentidas pelos alunos com NEE na inclusão da turma, propondo formas de articulação entre a escola e a família. A investigação desenvolvida é de natureza exploratória, de caráter descritivo. Para o efeito, foram elaborados questionários destinados a professores e pais, cuja temática incidiu sobre a participação dos pais na escola. A amostra de conveniência é constituída por 141 pais ou encarregados de educação e 14 professores (Ensino Regular e de Educação Especial). Os resultados acentuam a importância do envolvimento parental no desenvolvimento dos alunos, sendo particularmente relevante em alunos com NEE. A participação dos pais deve ser incentivada pelos professores de forma a cooperarem para a evolução dos alunos com NEE quer a nível social como intelectual. Os dados acentuam ainda, a formação de pais e professores, de forma a estimular a mudança de atitudes e práticas e a melhorar a comunicação entre família e escola.por
dc.description.abstractAbstract Parental involvement in school emerges as a factor promoting the development of the student, providing improvements in teacher performance and, in general, the optimization of communication between all stakeholders in the educational process. This issue is of particular relevance in the case of pupils with Special Educational Needs (SEN), where parental involvement is conceptualized as an important variable in the quality of the student learning process and the effectiveness of schools. In this context, this study aims to understand the perspectives of teachers and parents on parental involvement in the education of pupils with SEN in the context of inclusive education. The goals outlined were: i) to analyze the perspectives of parents and teachers about parental involvement in school; ii) perspetivar lines of action in order to promote family involvement in school; iii) identify the main difficulties encountered by pupils with SEN in the class inclusion, advocating forms of articulation between school and family. The research undertaken is exploratory, descriptive character. To this end, questionnaires for teachers and parents, whose theme focused on parental involvement in school were drafted. A convenience sample consists of 141 parents or guardians and 14 teachers (Regular Education and Special Education). The results emphasize the importance of parental involvement in student development and is particularly relevant in students with SEN. Parental involvement should be encouraged by teachers in order to cooperate in the development of pupils with SEN both societal and intellectual. The data also emphasize the training of teachers and parents in order to stimulate change in attitudes and practices and improve communication between family and school.por
dc.identifier.tid201213524
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2267
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnvolvimento Parentalpor
dc.subjectSpecial Educational Needspor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectFamilypor
dc.subjectFamilypor
dc.subjectParental Involvementpor
dc.subjectInclusionpor
dc.titlePráticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Psicologia e Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

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