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- As crenças dos profissionais das forças de segurança sobre a violência domésticaPublication . Fernandes, José Afonso Guerra; Mendes, FranciscoRESUMO A violência doméstica é uma conduta que assume todas as formas de abuso que acontecem nas relações entre os indivíduos da família e um fenómeno transversal a toda a sociedade, na qual cada vez mais os Profissionais das Forças de Segurança (PFS) têm um papel fundamental no auxílio às vítimas e prevenção neste tipo de crime. Os estereótipos, crenças e mitos sobre a violência enraizados na sociedade contemporânea, são geralmente falsos, mas são amplamente persistentes, servindo para minimizar, negar ou justificar a agressão pelo perpetuador. Refletir, analisar e desmitificar as crenças é fundamental, para se compreenderem os preconceitos e as atitudes presentes na sociedade, perante o crime de violência doméstica. Sendo os PFS uma peça basilar no mecanismo da violência e como pessoas da sociedade, também possuem atitudes e crenças como os demais. Perante esta ambivalência é pertinente conhecer as suas crenças sobre o crime de violência doméstica. É finalidade deste projeto conhecer as crenças da Violência Doméstica e as dificuldades sentidas pelas/os PFS, quando encaram com situações desta natureza. Para chegar a esse propósito e avaliar as dificuldades, utilizámos, dois instrumentos, a saber: um questionário elaborado para o efeito e a Escala de Crenças sobre a Violência Conjugal (ECVC), desenvolvida (Machado, Matos & Gonçalves, 2008). Os resultados da ECVC demonstraram não existir diferenças significativas no score total da escala, quer em todas outras subescala, com exceção da subescala “legitimação da violência pela sua atribuição a causas externas”, nos sujeitos mais velhos e no sexo masculino.
- Special Educational Needs, parenting and well-being: contributions from a study performed in Portuguese context.Publication . Felizardo, Sara; Ferreira, Joaquim; Pereira, Marcelino; Jales Ribeiro, Esperança; Cardoso, Ana PaulaResearch on the potential of social support in families of children with Special Educational Needs (SEN) has been maintained that this construct influences dimensions of parental and family functioning, in particular, aspects related to health and well-being of parents. In the same vein, national and international laws give a central role to parents in the defense of educational interests of children, therefore the promotion of quality of life and well-being are key areas in educational and therapeutic contexts. The present study aims i) undertaken a comparative analysis of parents of children with and without SEN in relation to social support and parental well-being (life satisfaction); ii) understanding the relationships between variables of social support and welfare. This is a non-experimental and cross-correlated study and a non probabilistic and convenience sample of 301 parents or caregivers of children with and without SEN. Data were collected in groups of schools and institutions of support for disabled children on the district of Viseu (Portugal). The gathering instruments were the Social Support Questionnaire - short version (Pinheiro & Ferrei.ra, 2001); Life Satisfaction Scale (Neto, Barros & Banos, 1990; Simoes, 1992); Parental Questionnaire (sociodemographic, family and school data). The results show that there arc significant and positive correlations between social support and well-being (in the dimension life satisfaction). The statistics analyzes show the two parents uoups (with and without SEN) have significant differences in welfare and partly on social support (satisfaction with support). Regarding subgroups of parents of children with SEN (cognitive and motor limitations and autism spectrum disorders) we observed significant differences; parents of children with autism showed significantly higher values in social support (availability of support and satisfaction with support) and life satisfaction. The study highlights the predictive value of social support in well-being (life satisfaction).
- Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiaisPublication . Coelho, Elodie Martins; Felizardo, SaraO envolvimento parental na escola emerge como um fator promotor do desenvolvimento do aluno, propiciando melhorias no desempenho do professor e, de um modo geral, a otimização da comunicação entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta temática tem uma particular relevância no caso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde o envolvimento dos pais é conceptualizado como uma variável importante na qualidade do processo de aprendizagem do aluno e na eficácia das escolas. Neste contexto, o presente estudo pretende conhecer as perspetivas de pais e professores sobre o envolvimento parental na educação de alunos com NEE, no âmbito da educação inclusiva. Os objetivos delineados foram: i) analisar as perspetivas dos pais e professores sobre o envolvimento parental na escola; ii) perspetivar linhas de ação com o intuito de promover o envolvimento das famílias na escola; iii) identificar as principais dificuldades sentidas pelos alunos com NEE na inclusão da turma, propondo formas de articulação entre a escola e a família. A investigação desenvolvida é de natureza exploratória, de caráter descritivo. Para o efeito, foram elaborados questionários destinados a professores e pais, cuja temática incidiu sobre a participação dos pais na escola. A amostra de conveniência é constituída por 141 pais ou encarregados de educação e 14 professores (Ensino Regular e de Educação Especial). Os resultados acentuam a importância do envolvimento parental no desenvolvimento dos alunos, sendo particularmente relevante em alunos com NEE. A participação dos pais deve ser incentivada pelos professores de forma a cooperarem para a evolução dos alunos com NEE quer a nível social como intelectual. Os dados acentuam ainda, a formação de pais e professores, de forma a estimular a mudança de atitudes e práticas e a melhorar a comunicação entre família e escola.
- Determinants Of Firm Terminal Value: The Perspective Of North American And European Financial AnalystsPublication . Reis, Pedro; Augusto, MárioCompany valuation models attempt to estimate the value of a company in two stages: (1) comprising of a period of explicit analysis and (2) based on unlimited production period of cash flows obtained through a mathematical approach of perpetuity, which is the terminal value. In general, these models, whether they belong to the Dividend Discount Model (DDM), the Discount Cash Flow (DCF), or RIM (Residual Income Models) group, discount one attribute (dividends, free cash flow, or results) to a given discount rate. This discount rate, obtained in most cases by the CAPM (Capital asset pricing model) or APT (Arbitrage pricing theory) allows including in the analysis the cost of invested capital based on the risk taking of the attributes. However, one cannot ignore that the second stage of valuation that is usually 53-80% of the company value (Berkman et al., 1998) and is loaded with uncertainties. In this context, particular attention is needed to estimate the value of this portion of the company, under penalty of the assessment producing a high level of error. Mindful of this concern, this study sought to collect the perception of European and North American financial analysts on the key features of the company that they believe contribute most to its value. For this feat, we used a survey with closed answers. From the analysis of 123 valid responses using factor analysis, the authors conclude that there is great importance attached (1) to the life expectancy of the company, (2) to liquidity and operating performance, (3) to innovation and ability to allocate resources to R&D, and (4) to management capacity and capital structure, in determining the value of a company or business in long term. These results contribute to our belief that we can formulate a model for valuating companies and businesses where the results to be obtained in the evaluations are as close as possible to those found in the stock market
- Contributos para a compreeensão da alienação parental : um estudo sobre a copaqrentalidade em mães e pais portuguesesPublication . Pereira, Marina Vanessa Cardoso; Fernandes, RosinaA dificuldade dos pais e mães no exercício da parentalidade e ainda o crescente número de divórcios nos países ocidentais têm feito surgir novos desafios e problemas que podem dificultar a coparentalidade. Estas mudanças reforçam o que na literatura é designado por Alienação Parental, isto é, quando o pai/mãe, através de estratégias manipuladoras, denegrindo a imagem do outro progenitor, o exclui da vida do filho e destrói o vínculo entre ambos, o que constitui uma situação de risco para as crianças/jovens (Fonseca, 2006). Este projeto de investigação pretende acrescentar contributos à compreensão da Alienação Parental através de um estudo exploratório sobre a coparentalidade em mães e pais divorciados, separados ou em processo de divórcio, quando comparados com progenitores casados ou em união de facto. Foi utilizada uma bateria de instrumentos, que inclui um Questionário Sociodemográfico e Familiar, o Questionário de Coparentalidade (Pedro & Ribeiro, 2008), que se encontra aferido para a população portuguesa e, por fim, um Questionário de Alienação Parental construído para este estudo. Após a análise descritiva e inferencial (p<.05) dos dados (testes não paramétricos), com uma amostra de 132 participantes, foi possível apurar diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos nas dimensões de coparentalidade e na Alienação Parental (variáveis correlacionadas entre si neste estudo). Outras variáveis revelaram-se significativas neste âmbito, nomeadamente a conflitualidade percebida na relação e o apoio formal. O instrumento construído revelou características psicométricas adequadas. Espera-se com a concretização do projeto de investigação poder acrescentar contributos para a compreensão da Alienação Parental no nosso país.
- As necessidades dos irmãos de crianças e jovens com perturbações do espectro do autismoPublication . Santos, Inês Alexandra Vieira dos; Felizardo, SaraA emergência da Perturbação do Espetro do Autismo induz no seio familiar dificuldades acrescidas para pais e filhos. As necessidades dos irmãos são uma componente importante da prática centrada na família de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). O presente projeto é de natureza exploratória e descritiva. Tem como objetivo conhecer as necessidades dos irmãos das crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo que frequentam a Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo, numa amostra de 13 irmãos e 5 pais. Estudaram-se também as perceções dos irmãos e dos pais das crianças/jovens com autismo, no que concerne às necessidades e ao envolvimento dos irmãos. Foi aplicado o questionário “Perfil de Envolvimento e Necessidades dos Irmãos” e uma entrevista semiestruturada. Efetuaram-se análises estatísticas descritivas. Os resultados indicam uma forte consistência entre as perceções dos pais e os resultados dos irmãos nas dimensões do questionário do envolvimento: consciencialização, sentimentos, diversão, auxílio e advocacia. Assim salienta-se a importância de identificar as necessidades dos irmãos das crianças com PEA de forma a promover o envolvimento entre eles ao longo da vida.
- Meta_Body - um projecto artístico de construção de avatares enquanto partilha criativaPublication . Sousa, Catarina Carneiro deEste artigo descreve o projeto Meta_Body, em desenvolvimento em ambiente virtual em linha, na plataforma Second Life, e na « vida real », em diversas exposições de arte contemporânea. Aborda dois eixos estruturantes deste projecto - a constituição da corporeidade virtual e o processo criativo partilhado de construção, partilha, transformação e incorporação do avatar. Explora, também, os aspetos metafóricos da corporeidade virtual e incorporação e aborda a possibilidade de um processo criativo como uma experiência estética.
- Inovação e rendibilidade no setor têxtil portuguêsPublication . Pinto, António; Henriques, Carla; Martinho, AnaA inovação é reconhecidamente um fator determinante para o bom desempenho, rendibilidade e crescimento empresarial. Neste trabalho centramo-nos no setor têxtil português, com o objetivo de investigar o efeito da inovação na rendibilidade empresarial das empresas deste setor. Os dados foram recolhidos através do inquérito Comunitário à Inovação de 2008 – CIS (Community Innovation Survey) e da base de dados do Sistema de Análise de Balanços Ibérios (SABI). Constituíram a nossa amostra 418 empresas do setor têxtil português, das quais 34.7% apresentavam estratégias de inovação, sendo consideradas para este estudo como empresas inovadoras. Verificou-se que as empresas inovadoras têm rendibilidade significativamente superior, comprovando-se, mais uma vez, o importante papel da inovação no desempenho da empresa. Registou-se também uma propensão para inovar significativamente maior nas empresas de maior dimensão e nas empresas que têm mercados mais alargados (e.g., entre as empresas que não exportam a percentagem de empresas que inovam é de 22%, crescendo para 43% no grupo das que exportam). Para as empresas que inovam, identificaram-se alguns atributos associados à rendibilidade.
- Representações literárias da educação formal e informal: possibilidades e inacabamentos em torno de Praeterita e A vida no céu – romance para jovens e outros sonhadoresPublication . Melão, DulceAtualmente as práticas educativas no âmbito da educação formal e informal têm sido objeto de particular atenção por parte da academia, tendo vindo a ser destacada a relevância das segundas para complementar/questionar as primeiras, num processo reflexivo potencialmente gerador de conhecimento. As representações literárias da educação formal e informal, na medida em que nos oferecem uma tela privilegiada para lançar sobre tais práticas um olhar mais atento, merecem, pois, particular atenção. Face ao exposto, nesta comunicação teremos como objetivos: (1) revisitar brevemente os conceitos de educação formal e não formal, encarando-os na sua multidimensionalidade; (2) refletir sobre o modo como em Praeterita, a autobiografia de John Ruskin e em A vida no céu - romance para jovens e outros sonhadores, de José Eduardo Agualusa, é representada a educação formal e informal e quais os múltiplos contornos de que se reveste; (3) indagar de que forma as duas obras poderão contribuir para uma reflexão sobre os atuais (desa)fios da Educação dos jovens enquanto espaço onde permanentemente circulam múltiplas e enriquecedoras leituras do mundo. Conclui-se que as duas obras possibilitam que lancemos um olhar renovado sobre a educação formal e informal e que os benefícios mútuos resultantes do seu possível cruzamento deverão continuar a ser explorados.
- A Depressão no IdosoPublication . Drago, Susana; Martins, RosaA depressão é considerada, hoje em dia, um problema de saúde importantíssimo, pois afeta pessoas de todas as idades, levando a sentimentos de tristeza e isolamento social que muitas vezes têm como desfecho o suicídio. Neste sentido, este estudo teve como principais objetivos determinar os níveis de depressão no idoso e verificar a influência dos aspetos sócio-demográficos, do grau de satisfação com a vida e do nível de independência nas atividades básicas de vida diária na depressão. Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo não experimental (correlacional-descritivo), sendo a amostra não probabilística por conveniência. Participaram nele 119 idosos, com uma média de idades de 78 anos, residentes nos concelhos de Tavira, Olhão e Faro, a viver no domicílio ou a frequentar Instituições. Os resultados demonstram que a maioria dos idosos da amostra possui quadro depressivo ligeiro. Aspetos sócio-demográficos como o género, a idade, estado civil, nível de escolaridade, a institucionalização e a presença de doenças concomitantes influenciam a depressão. Também a independência nas atividades de vida diária e a satisfação com a vida influenciam a depressão, contudo de forma negativa.