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Imagem do Centro de Portugal: uma abordagem geracional

dc.contributor.authorPaiva, Odete
dc.contributor.authorSeabra, Cláudia
dc.contributor.authorAbrantes, José Luís
dc.contributor.authorReis, Manuel
dc.contributor.authorAndreia, Pereira
dc.date.accessioned2018-08-28T10:05:15Z
dc.date.available2018-08-28T10:05:15Z
dc.date.issued2018-07
dc.description.abstractA imagem dos destinos turísticos é um dos principais desafios na investigação contemporânea em turismo (Nicoletta & Servidio, 2012). Apesar desta atualidade, os primeiros estudos sobre a importância da imagem, no desenvolvimento desses lugares, surgiram na década de 70, com Gunn (1972), Hunt (1975) e Mayo e Jarvis (1981). Desde aí, este conceito e a sua influência no comportamento dos turistas tem-se mantido como um dos mais constantes na literatura (Beerli & Martín, 2004; Pike, 2008). De facto, é consensual a importância do papel desempenhado pela imagem no processo de tomada de decisão e, por extensão, na escolha do destino turístico (Beerli & Martín, 2004), mas também na influência que exerce sobre o comportamento e a satisfação (Pike, 2008; Nadeau, Heslop, O’Reilly, & Luk, 2008). Os destinos turísticos possuem uma imagem percecionada pelos viajantes que o diferencia dos outros, impulsionando os comportamentos e atitudes dos turistas (Lee & Lee, 2009). A imagem dos destinos está associada a uma interpretação subjetiva de sentimentos e crenças dos turistas em relação ao destino (Bigné, Sanchez & Sanchez, 2001), assumindo uma dimensão cognitiva e afetiva. A imagem percebida na mente do turista é mediada pela sua identidade, nomeadamente antecedentes culturais, características sociais, pessoais e psicológicas (Govers & Go, 2005). As características individuais, ou fatores internos, afetam substancialmente a formação da imagem de um território (Ashworth & Voogd, 1990) como é o Centro de Portugal. Os fatores pessoais que afetam a formação da imagem dos destinos turísticos incluem (Beerli & Martin, 2004), entre muitos outros, as características sociodemográficas, nomeadamente a idade ou a geração à qual os turistas pertencem. Após uma análise extensiva da literatura sobre Imagem, especificamente sobre a Região Centro de Portugal, nenhum estudo avalia o impacto das diferenças geracionais na formação da imagem afetiva e cognitiva deste destino turístico. O objetivo deste capítulo é colmatar esta lacuna de investigação. No âmbito deste enquadramento, os objetivos do presente capítulo são: identificar a dimensão cognitiva e afetiva da imagem associada à Região Centro de Portugal, na perspetiva dos turistas, e medir a influência do grupo geracional na formação da imagem do destino turístico. Assim, o capítulo apresenta uma breve revisão da literatura em imagem dos destinos turísticos, caracteriza os grupos geracionais e apresenta a Região Centro de Portugal. Através de uma metodologia empírica por questionário, recolhem-se dados que, depois de analisados, enformam resultados e conclusões deste estudo. Elencam-se ainda as implicações para a gestão e marketing do destino turístico Região Centro de Portugal, tal como as limitações e futuras linhas de investigação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSeabra, C., & Paiva, O., & Abrantes, J., & Pereira, A. & Reis, M. (2018). Imagem do Centro de Portugal: Uma abordagem geracional. In A. Correia & P. B. Homem (Coord), Turismo no Centro de Portugal – Potencialidades e Tendências (pp. 81-104). Coimbra: Actual.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-694-304-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5041
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherActualpt_PT
dc.subjectImagem turísticapt_PT
dc.subjectCentro de Portugalpt_PT
dc.subjectAbordagem Geracionalpt_PT
dc.titleImagem do Centro de Portugal: uma abordagem geracionalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage104pt_PT
oaire.citation.issuept_PT
oaire.citation.startPage81pt_PT
oaire.citation.titleTurismo no Centro de Portugal: Potencialidades e Tendênciaspt_PT
person.familyNamePaiva
person.familyNameSeabra
person.familyNameAbrantes
person.givenNameOdete
person.givenNameCláudia
person.givenNameJosé Luís
person.identifierR-000-QS4
person.identifier.ciencia-id5D13-5987-D54A
person.identifier.ciencia-id881B-576B-3B6D
person.identifier.ciencia-id8E14-FE20-06DA
person.identifier.orcid0000-0003-1440-3030
person.identifier.orcid0000-0002-8496-0986
person.identifier.orcid0000-0003-0565-7207
person.identifier.ridG-8134-2016
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rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
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