Repository logo
 
Publication

Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo

dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorPereira, José
dc.contributor.authorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorProença, Joana
dc.date.accessioned2020-06-22T09:24:16Z
dc.date.available2020-06-22T09:24:16Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA investigação empírica tem vindo a alargar a base das evidências científicas que corroboram a eficácia da utilização da arte como forma de promover o desenvolvimento dos indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Neste estudo, procurámos analisar a importância de duas atividades, a interação com uma instalação artística e a criação de um painel de arte colaborativa, na melhoria de competências sociais de jovens com PEA. A primeira atividade materializou-se na criação de um espaço em que os jovens foram transportados para situações de guerra, apelando aos sentidos e levando-os a colocar-se no lugar do outro. A segunda atividade foi efetuada numa mesa digital, dando liberdade a cada indivíduo de se expressar graficamente e levando-o depois a partilhar, em grupo, pensamentos/perceções a respeito dos respetivos desenhos, tendo em vista desenvolver a capacidade de saber ouvir e aceitar as opiniões dos outros. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, utilizando uma variedade de técnicas e instrumentos de recolha de dados (pesquisa documental, observação participante e estruturada, entrevista na modalidade de focus group e, ainda, o registo fotográfico e vídeo). Participaram seis jovens com PEA, que frequentavam uma Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, em Portugal. Os dados evidenciaram a importância da utilização de agentes artístico-expressivos na melhoria das competências sociais dos jovens, mostrando que a arteterapia constitui um meio facilitador do desenvolvimento e expressão da pessoa com autismo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, A. P., Felizardo, S., Pereira, J., Rodrigues, P., Proença, J. (2019). Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6(2), 126-136. ISSN-e 2386-7418. doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.5744pt_PT
dc.identifier.doidoi: https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.5744pt_PT
dc.identifier.issn1138-1663
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6304
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), CI&DETS/IPVpt_PT
dc.subjectArteterapiapt_PT
dc.subjectInstalação artísticapt_PT
dc.subjectArte colaborativapt_PT
dc.subjectPerturbação do Espectro do Autismopt_PT
dc.titleUtilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage136pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage126pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.familyNameFelizardo
person.familyNamePereira
person.givenNameAna
person.givenNameSara
person.givenNameJosé Manuel de Almeida
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.ciencia-id7C1C-342A-2434
person.identifier.ciencia-id421D-B3A6-AA92
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
person.identifier.orcid0000-0002-4763-687X
person.identifier.orcid0000-0003-2121-2240
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublicatione67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d
relation.isAuthorOfPublication84df19c6-b0ac-482f-8d09-be9311cbc1d3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5744-Artículo REIPE-19139-1-10-20191128.pdf
Size:
436.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format