Repository logo
 
Publication

Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Francisco
dc.contributor.advisorMartins, Emília
dc.contributor.authorConceição, Jacinta do Céu Laranjo da
dc.date.accessioned2016-03-16T11:12:27Z
dc.date.available2016-03-16T11:12:27Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractPara um saudável desenvolvimento da criança e do jovem é necessário que os adultos lhes propiciem cuidados e afetos que suprimam as suas necessidades. Com a mudança da estrutura familiar e com a alteração de papéis a ela conferidos, a escola assume uma função primordial na manutenção da segurança e proteção da criança ou jovem. Toda a comunidade escolar é responsável pela intervenção, prevenção, diagnóstico e sinalização de situações de maus tratos e perigo de crianças e jovens. O presente trabalho surge na tentativa de perceber a participação da escola, em particular dos professores, na intervenção e na sinalização em casos de maus tratos a crianças ou jovens, através do seu conhecimento dos indicadores para sinalização do Guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo. Para tal foi analisada a literatura sobre a matéria e realizado um inquérito por questionário distribuído por uma amostra constituída por professores do 1º ciclo e outros ciclos de 4 agrupamentos distintos. Os resultados espelham que apesar dos professores inquiridos terem conhecimento dos indicadores a maioria nunca sinalizou. Não obstante, a escola é, segundo o relatório anual das atividades das CPCJ em 2014, a principal sinalizadora. A formação dos professores nesta matéria é ainda quase inexistente. A escola e os seus intervenientes deverão procurar intervir e sinalizar para que o diagnóstico seja rápido e eficaz de modo a prevenir a progressão do perigo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT For a healthy development of children and youth, it is necessary that adults propitiate them care and affection that suppress their needs. With the change in family structures and its corresponding role changing, the school assumes a major role in maintaining the safety and protection of the children or youth. The whole school community is responsible for intervention, prevention, diagnosis and signalling situations of abuse and danger of children and youth. This study appears in the attempt to realize the school's participation, particularly teachers’, in terms of intervention and signalling cases of child or young abuse, through the knowledge that they have on the indicators for signalling, following the guidelines for education professionals in addressing situations of abuse or other dangerous situations. For this purpose, the literature on the subject has been analysed and a questionnaire survey was conducted. Then, it was distributed to a sample of primary school teachers from four different groups. The results reflect that although the surveyed teachers have knowledge of the indicators, most never signaled. Nevertheless, the school is, according to the CPCJ annual activities report (The Commission to Protect Child Abuse and Neglect), the main signaling. Teacher training in this area is still almost non-existent. The school and its stakeholders should seek to intervene and signal so that the diagnosis could be fast and efficient in order to prevent the progression of danger.pt_PT
dc.identifier.tid201084279pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3121
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectMaus tratospt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectprofessorespt_PT
dc.subjectsinalizaçãopt_PT
dc.subjectindicadorespt_PT
dc.subjectChild abusept_PT
dc.subjectschoolpt_PT
dc.subjectteacherspt_PT
dc.subjectsignallingpt_PT
dc.subjectindicatorspt_PT
dc.titleValorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Riscopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Final completa.pdf
Size:
3.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: