Repository logo
 
Publication

Investigando as próprias práticas docentes no Ensino Superior: A investigação em prol da docência

dc.contributor.authorFranco, Amanda
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.date.accessioned2024-12-02T14:29:41Z
dc.date.available2024-12-02T14:29:41Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA Pedagogia Universitária nem sempre consta da lista de prioridades das Instituições de Ensino Superior, tendendo a permanecer esquecida sob o primado das solicitações vindas do mundo do trabalho e das agências de financiamento. Paradoxalmente, essas mesmas Instituições de Ensino Superior dinamizam eventos dirigidos à sua comunidade docente sobre inovação pedagógica. Tal na ausência de políticas consistentes que promovam a formação – pedagógica – contínua e o desenvolvimento profissional das/os docentes, e que reconheçam a participação neste tipo de prática condignamente, i.e., nos mecanismos de avaliação e progressão na carreira. Apesar da inclemência do cenário, é possível vislumbrar docentes recetivas/os à formação e ao desenvolvimento profissional, para seu proveito e benefício das/os estudantes. Para elas/eles, a Indagação da Pedagogia é uma via, permitindo investigar as próprias práticas, para a sua transformação. O presente artigo é para estas/es docentes, apresentando quatro formatos que tal investigação sobre as próprias práticas docentes poderá adotar, sob a égide da Pedagogia Universitária.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFranco, A., & Figueiredo, M. P. (2024). Investigando as próprias práticas docentes no Ensino Superior: A investigação em prol da docência. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 32(123), e0244142. https://doi.org/10.1590/S0104-40362024003204142pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362024003204142pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8657
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectPedagogia Universitáriapt_PT
dc.subjectIndagação da Pedagogiapt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectInovação Pedagógicapt_PT
dc.subjectFormação e Desenvolvimento Profissionalpt_PT
dc.titleInvestigando as próprias práticas docentes no Ensino Superior: A investigação em prol da docênciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue123pt_PT
oaire.citation.titleEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume32pt_PT
person.familyNameRodrigues Franco
person.familyNamePacheco Figueiredo
person.givenNameAmanda
person.givenNameMaria
person.identifier.ciencia-id161C-244B-E617
person.identifier.ciencia-id8C11-3B00-7E06
person.identifier.orcid0000-0002-7758-4257
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf84acdcf-01fc-42f4-99c6-0a1222fad0c6
relation.isAuthorOfPublicationb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ensaio.pdf
Size:
482.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: