Repository logo
 
Publication

Estados emocionais dos estudantes na transição para o ensino superior: uma abordagem exploratória

dc.contributor.authorMargarida Campos, Sofia
dc.contributor.authorPereira, Andreia
dc.contributor.authorFerreira, Manuela
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.date.accessioned2024-10-14T10:32:10Z
dc.date.available2024-10-14T10:32:10Z
dc.date.issued2024-08-26
dc.date.updated2024-10-08T16:21:07Z
dc.description.abstractIntrodução: Todos os anos, milhares de estudantes ingressam no ensino superior, deparando-se frequentemente com desafios pessoais e académicos. Esta nova fase das suas vidas implica a adaptação a um aumento de autonomia, a uma nova rotina e a um novo ambiente académico, podendo resultar em alterações emocionais. Os sentimentos vividos nesta fase de transição podem ter um impacto na sua qualidade de vida, na sua adaptação e no seu sucesso académico. Objetivos: O objetivo deste estudo é identificar os estados emocionais presentes nas perceções dos estudantes do primeiro ano de licenciatura, em relação ao período de transição e adaptação académica ao ensino superior. Metodologia: Trata-se de um estudo de carácter exploratório, qualitativo, realizado com recurso a um grupo focal, com análise de conteúdo recorrendo ao software Nvivo 14. O grupo foi constituído por nove estudantes do ensino superior público. Aquando da recolha de dados, os participantes estavam matriculados no 1.º ano em licenciaturas de diferentes escolas e áreas científicas da mesma instituição portuguesa. Resultados: Os dados preliminares mostram que tendencialmente os estudantes entrevistados caracterizam o seu primeiro contacto com o ensino superior, como um choque. São também descritas situações de stress, desmotivação e dúvida associadas ao desconhecimento dos colegas, saída da casa dos pais e à nova realidade académica. Por outro lado, são identificadas emoções de otimismo, segurança e resiliência quando se estabelece uma relação favorável com os docentes e o estudante está satisfeito com o curso. Considerações Finais: Embora tenham sido identificados estados emocionais negativos, estes tendem a dissipar-se com a integração na instituição, o apoio dos professores, a formação de novas amizades e a adaptação às novas exigências académicas.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Every year, thousands of students enter higher education, often facing personal and academic challenges. This new phase in their lives involves adapting to increased autonomy, a new routine and a new academic environment, which can result in emotional changes. The feelings experienced in this transition phase can have an impact on their quality of life, their adaptation and their academic success. Objectives: The aim of this study is to identify the emotional states present in the perceptions of first-year undergraduate students, in relation to the period of transition and academic adaptation to higher education. Methodology: This is an exploratory, qualitative study, carried out using a focus group, with content analysis using Nvivo 14 software. The group consisted of nine public higher education students. At the time of data collection, the participants were enrolled in their first year of undergraduate studies in different schools and scientific areas at the same Portuguese institution. Results: The preliminary data shows that the students interviewed tend to characterize their first contact with higher education as a shock. They also described situations of stress, demotivation and doubt associated with not knowing their peers, leaving their parents' home and the new academic reality. On the other hand, emotions of optimism, security and resilience are identified when a favorable relationship is established with teachers and the student is satisfied with the course. Final Considerations: Although negative emotional states were manifested, these tended to dissipate with integration into the institution, support from teachers, the formation of new friendships, and adaptation to new academic demands.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCampos, S., Pereira, A., Ferreira, M., & Cardoso, A. P. (2024). EMOTIONAL STATES OF STUDENTS IN THE TRANSITION TO HIGHER EDUCATION: AN EXPLORATORY APPROACH. New Trends in Qualitative Research, 20(3), e939. https://doi.org/10.36367/ntqr.20.3.2024.e939pt_PT
dc.identifier.doi10.36367/ntqr.20.3.2024.e939pt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-4146279
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8583
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectTransição Académicapt_PT
dc.subjectAdaptação Académicapt_PT
dc.subjectGrupo Focalpt_PT
dc.subjectHigher Educationpt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectAcademic Transitionpt_PT
dc.subjectAcademic Adaptationpt_PT
dc.subjectFocus Grouppt_PT
dc.titleEstados emocionais dos estudantes na transição para o ensino superior: uma abordagem exploratóriapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPagee939pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPagee939pt_PT
oaire.citation.titleNew Trends in Qualitative Researchpt_PT
oaire.citation.volume20pt_PT
person.familyNameMargarida Campos
person.familyNamePereira
person.familyNameFerreira
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.givenNameSofia
person.givenNameAndreia
person.givenNameManuela
person.givenNameAna
person.identifier1215605
person.identifier.ciencia-idB11D-134D-9223
person.identifier.ciencia-id6D18-F41D-7717
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.orcid0000-0002-4696-3537
person.identifier.orcid0000-0001-8765-6608
person.identifier.orcid0000-0002-8452-2222
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
person.identifier.ridQ-4960-2018
person.identifier.ridN-1236-2013
person.identifier.scopus-author-id57204888708
person.identifier.scopus-author-id57216393610
person.identifier.scopus-author-id54795093700
rcaap.cv.cienciaid4019-E6D8-1885 | Ana Paula Pereira de Oliveira Cardoso
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd077b2de-97fa-43c6-9081-fae1a3f87acc
relation.isAuthorOfPublicationeb89c033-ac52-47ca-8de9-af3da4b7532f
relation.isAuthorOfPublicationb3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Estados_emocionais_e_transiA_A_o_ES_ID939.pdf
Size:
289.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: