Repository logo
 
Publication

Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores

dc.contributor.authorGomes, Cristina Azevedo
dc.contributor.authorGomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
dc.contributor.authorRego, Belmiro
dc.contributor.authorRito, P. N.
dc.date.accessioned2021-11-09T10:07:52Z
dc.date.available2021-11-09T10:07:52Z
dc.date.issued2020
dc.date.updated2021-11-09T10:02:10Z
dc.description.abstractDesenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa. O projeto Smart City Kids Lab (SCKL), integrou uma oficina de formação de pro-fessores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de alunos do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qua-lidade dos produtos criados pelos alunos e a avaliação positiva dos professores par-ticipantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos.pt_PT
dc.description.abstractDeveloping Computational Thinking in the early years is essential in an increasingly technological world. Teacher training is a critical factor to develop significant con-texts to support Computational Thinking and Creative Computing. The Smart City Kids Lab (SCKL) project developed a teacher training workshop to scaffold primary school children to present ideas to make their city smarter, using programming and robotics. The quality of the products created by the children and the positive evalu-ation of the teachers confirm the pertinence of the development of this type of pro-jects.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-2135285
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6875
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectPensamento Computacionalpt_PT
dc.subjectComputação Criativapt_PT
dc.subjectRobóticapt_PT
dc.subjectFormação Contínua de Professorespt_PT
dc.titleDo Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage32pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage15pt_PT
oaire.citation.titleMediaçõespt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameAzevedo Gomes
person.familyNamedos Santos Vasconcelos Gomes
person.familyNameRego
person.familyNameRito
person.givenNameCristina
person.givenNameHelena Margarida
person.givenNameBelmiro
person.givenNamePedro Neves
person.identifier.ciencia-idDB16-B6F8-52F6
person.identifier.ciencia-id1615-CFD4-B746
person.identifier.ciencia-idFA11-63C6-5DFE
person.identifier.ciencia-id4B13-D4B9-9A5C
person.identifier.orcid0000-0002-1494-2459
person.identifier.orcid0000-0001-7517-891X
person.identifier.orcid0000-0002-5399-7735
person.identifier.orcid0000-0002-4507-0323
person.identifier.ridQ-2500-2018
person.identifier.scopus-author-id56957015500
rcaap.cv.cienciaidDB16-B6F8-52F6 | Cristina Azevedo Gomes
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationba653c2a-59d2-49fd-9d3b-2bedf28c9e5e
relation.isAuthorOfPublicationc18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0
relation.isAuthorOfPublication22d9532a-8f91-4344-a154-2cb7be66eda6
relation.isAuthorOfPublication935f350f-18fa-4046-a14f-54c1ef0150fd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
document.pdf
Size:
724.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: