Repository logo
 
Publication

Literacia(s) académica(s) no ensino superior: redimensionamentos e complexidades

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2018-08-31T09:30:48Z
dc.date.available2018-08-31T09:30:48Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractResumo: Participamos em processos comunicacionais de complexidade crescente que nos exigem um exercício de cidadania cada vez mais ativo. A pluralidade e o(s) desdobramento(s) da(s) literacia(s) académica(s) refletem esta complexidade e repercutem-se, cada vez mais, no tecido educativo, requerendo atenção. Assim, tendo como enquadramento teórico a literatura de especialidade respeitante à necessidade de reflexão permanente sobre tal/tais literacia(s), esta comunicação tem como objetivos identificar e caracterizar as práticas de leitura e de escrita de estudantes futuros profissionais da Comunicação Social, a frequentar um 1.º ciclo de estudos de Bolonha e suas possíveis repercussões no que concerne ao seu desenvolvimento profissional. Os participantes neste estudo foram 26 estudantes do 3.º ano do curso de Comunicação Social, inscritos na unidade curricular de Escrita Criativa, tendo sido privilegiado como instrumento de recolha de dados o portefólio, no âmbito de uma abordagem de natureza qualitativa, usando como referencial metodológico o estudo de caso. Foi possível inferirmos que: i) a maioria dos estudantes preferia ler em suporte impresso, sendo escassas as referências à leitura online ou em suporte digital; ii) o perfil de leitor destes estudantes é multifacetado, destacando-se as categorias «leitor assíduo» e o «leitor muito motivado»; iii) a relação que estabelecem com a escrita reveste-se de algumas dificuldades, sobretudo relacionadas com a planificação do texto, embora muitos estudantes revelem que gostam muito de escrever; iv) as suas práticas de escrita são diversificadas, sobressaindo os «textos pessoais» e as «notícias». Concluímos que as práticas de leitura e de escrita dos estudantes, caminhando a par, possibilitam compreender algumas das dimensões da(s) literacia(s) académica(s) que exigem atenção redobrada, nomeadamente no que respeita à reconfiguração de alguns aspetos da sua formação, de modo a promover a diversidade de tais práticas e a auxiliar os estudantes no seu futuro desempenho profissional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. (2018). Literacia(s) académica(s) no ensino superior: redimensionamentos e complexidades. Livro de Resumos do VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (p. 67). Braga: Universidade do Minho.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5075
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherBraga: Universidade do Minhopt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectAcadémicapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.titleLiteracia(s) académica(s) no ensino superior: redimensionamentos e complexidadespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga: Universidade do Minho.pt_PT
oaire.citation.startPage67pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do VII SIELP Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
SIELP_2018.pdf
Size:
792.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: