Repository logo
 
Publication

Educação Inclusiva: perceções dos professores/as do Ensino Básico de uma cidade no centro de Portugal sobre a sua prática pedagógica

dc.contributor.advisorLacerda, Carla
dc.contributor.authorSoares, Suelly de Menezes
dc.date.accessioned2024-11-06T16:37:20Z
dc.date.available2024-11-06T16:37:20Z
dc.date.issued2024-06-17
dc.description.abstractDesde a democratização do ensino em Portugal, o país tem procurado desenvolver a universalização do direito à educação. Ao longo dos anos, vários diplomas vêm sendo publicados no sentido de dar as ferramentas necessárias para que os/as professores/as atendam todos/as os/as alunos/as nas suas diversidades. A legislação, os manuais de orientação e os vários projetos organizados por professores/as e outros/as agentes educativos contribuem para a prática pedagógica. O trabalho docente está no centro deste processo. Precisa ser valorizado e incentivado. O problema que aqui investigamos é: em que medida os recursos existentes na escola e na legislação promovem a prática pedagógica inclusiva em sala de aula, segundo as perceções do professor/a do ensino básico em Portugal? Para tanto, temos como objetivos desta investigação: 1. conhecer qual a perceção do professor/a com relação à sua prática em sala de aula; 2. perceber quais os meios de que o/a professor/a dispõe para sua prática pedagógica no sentido da inclusão; 3. entender se há desafios que o/a professor/a encontra ao longo da sua prática profissional, relativamente à inclusão; 4. verificar as ferramentas que são utilizadas pelo/a professor/a para transpor tais desafios, quando existentes; 5. conhecer a perceção do/a professor/a relativamente à efetividade do aprendizado dos seus/suas alunos/as e 6. Conhecer como o/a professor/a define educação inclusiva. A investigação, de cariz qualitativo, foi realizada através de entrevista semiestruturada a professoras do Ensino Básico (N=5), de uma cidade no centro de Portugal. Percebemos alguns constrangimentos por parte destas professoras com relação à sua prática pedagógica com relação à inclusão. Podemos concluir que há alguma dificuldade destas professoras acederem a documentos importantes para a aplicação de uma educação inclusiva. O número de alunos em sala de aula e o extenso tamanho do currículo também é citado como um constrangimento pelas professoras. A ausência de formação específica em educação especial e inclusiva também aparece como fator relevante a alguns dos constrangimentos citados pelas professoras.pt_PT
dc.description.abstractSince the democratization of education in Portugal, the country has sought to develop the universalization of the right to education. Over the years, several diplomas have been published in order to give the necessary tools for teachers to serve all students in their diversity. Legislation, guidance manuals and various projects organized by teachers/teachers and others/educational agents contribute to the development of an inclusive pedagogical practice. Teaching is at the heart of this process. It needs to be valued and encouraged. The problem we investigate here is: to what extent the existing resources in school and legislation promote inclusive pedagogical practice in the classroom, according to the perceptions of the teacher/ the basic education in Portugal? Therefore, we have as objectives of this research: 1. to know the perception of the teacher/a in relation to his practice in the classroom; 2. to understand what means the teacher/a has for his pedagogical practice towards inclusion; 3. understand whether there are challenges that the/teacher/her encounters throughout their professional practice, regarding inclusion; 4. verify the tools that are used by/a teacher/a to overcome such challenges, when existing; 5. know the perception of/the teacher/a regarding the effectiveness of the learning of his/her students/as and 6. Know how the/the teacher/a defines inclusive education. The research, of qualitative nature, was carried out through semi-structured interviews with teachers of Basic Education (N = 5), from a city in the center of Portugal. We noticed some constraints on the part of these teachers regarding their pedagogical practice regarding inclusion. We can conclude that there is some difficulty for these teachers to access important documents for the application of inclusive education. The number of students in the classroom and the extensive size of the curriculum is also cited as an embarrassment by teachers. The absence of specific training in special and inclusive education also appears as a relevant to some of the constraints cited by teachers.pt_PT
dc.identifier.tid203718380pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8620
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectEmpresaspt_PT
dc.subjectEstágio curricularpt_PT
dc.subjectPandemia por covid-19pt_PT
dc.subjectProdução audiovisualpt_PT
dc.subjectAudiovisual productionpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectCompaniespt_PT
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_PT
dc.titleEducação Inclusiva: perceções dos professores/as do Ensino Básico de uma cidade no centro de Portugal sobre a sua prática pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
436-Disserta_mestrado.pdf
Size:
781.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: