Repository logo
 
Publication

Implementação de um Sistema de E-learning ligado à Gestão Académica na Escola Superior de Saúde de Viseu

dc.contributor.advisorLacerda, Ana Cristina Wanzeller Guedes
dc.contributor.authorSousa, Pedro Miguel Cardoso de
dc.date.accessioned2013-05-28T13:51:44Z
dc.date.available2013-05-28T13:51:44Z
dc.date.issued2011-12
dc.descriptionMestrado em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizaçõespor
dc.description.abstractNos últimos cinco anos o e-learning no Instituto Politécnico de Viseu constituiu um novo veículo de aprendizagem, que permitiu a gestão e disponibilização de recursos de aprendizagem e de cursos. Esta investigação emerge da necessidade sentida pela entidade empregadora, Escola Superior de Saúde de Viseu de dispor do serviço de e-learning em pleno durante o ano lectivo de 2010/2011, após o encerramento da anterior plataforma WEBCT (Blackboard) e respectiva substituição pelo MOODLE. Implementou-se o serviço de e-learning e efectuou-se um estudo analíticocorrelacional para avaliar a usabilidade do MOODLE na população estudantil da escola, após ligação entre o sistema de gestão académico e o sistema de e-learning, numa amostra de 412 alunos. A colheita de dados teve por base, a escala de satisfação da usabilidade do MOODLE elaborada e validada para este estudo. Os resultados sugerem que as variáveis sócio-demográficas não influenciam a usabilidade do MOODLE. Os estudantes do curso de Pós -licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária são os mais satisfeitos com a Autonomia na utilização intuitiva do MOODLE. Os estudantes sem estatuto de trabalhadores estudantes, que referem que o seu curso está bem organizado são os que se apresentam mais satisfeitos com a usabilidade do MOODLE, com a sua eficiência e são os mais autónomos na sua utilização. Os alunos que referem que a formação online tem “alguma” utilidade e que acederam ao MOODLE com “muita” frequência nos últimos 30 dias, são os que apresentam maior usabilidade.por
dc.description.abstractABSTRACT: In the last five years, e-learning at the Polytechnic Institute of Viseu, performed a new learning vehicle, which allowed the management and provision of learning resources and courses. This research emerges from the need felt by the employer, School of Health of Viseu, to have the service from e-learning fully operational during the academic year of 2010/2011, after WEBCT (Blackboard) platform replacement by MOODLE. We made an analytic-correlational study to evaluate the MOODLE usability in the school student population, after interconnecting academic management system and the e-learning system, in a sample of 412 students. The data collection was based on the satisfaction scale of the usability of MOODLE developed and validated in this study. The results suggest that sociodemographic variables do not affect MOODLE’s usability. Post-graduate Specialization in Community Nursing course students are the most satisfied with autonomy in intuitive use of MOODLE. Students without the status of student workers, reporting that its course is well organized, are the ones that are most satisfied with MOODLE’s usability, with its efficiency and are more autonomous in their use. Students who reported that online training has "some" utility and who accessed MOODLE with "high" frequency in the last 30 days, are those with greater usability.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1710
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseupor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectMétodo pedagógicopor
dc.titleImplementação de um Sistema de E-learning ligado à Gestão Académica na Escola Superior de Saúde de Viseupor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
tese.pdf
Size:
5.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: