Repository logo
 
Publication

O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosDepartamento de Ciências Exactas e Naturaispt_PT
dc.contributor.advisorNovais, Anabela
dc.contributor.advisorCarvalheiro, Luís
dc.contributor.authorLopes, Liliana de Sousa
dc.date.accessioned2015-12-03T10:41:50Z
dc.date.available2016-07-02T00:30:09Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente trabalho contempla uma reflexão crítica sobre as práticas vivenciadas durante o percurso escolar do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e, também, uma investigação que pretende verificar o impacto do trabalho prático investigativo na construção/promoção do conceito de temperatura do ar. No que diz respeito à reflexão critica, esta foi baseada em todos os materiais desenvolvidos ao longo das diversas situações de estágio propiciadas pelo curso de 2º Ciclo em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho de Educador de Infância e Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho de investigação é de caráter descritivo, tem por base a entrevista semiestruturada, como técnica de recolha de dados a alunos de turmas de 2º ano de escolaridade do concelho de Viseu. Foram ainda concebidas, após as entrevistas iniciais, atividades práticas relativas à monitorização da temperatura do ar ao longo do dia. Posteriormente, foram efetuadas a análise e a sistematização dos resultados e, por fim, a repetição da entrevista de forma a comparar os resultados e apreciar as conclusões do estudo.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The present work is a critical reflection on practices that have occurred during my school master's course in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education and, also, an investigation that aims to check the impact of practical work in the construction of investigative concept of air temperature. Concerning to the critical reflection, it was based on materials developed over the stages held in the course and also in normative documents of specific professional performance profiles of the kindergarten teacher and teacher of the first cycle of basic education. The research work is a descriptive character, which is based on a semi-structured interview, as the data collection technique classes, 2nd year of schooling in the municipality of Viseu. They were even designed, after the initial interviews, practical activities concerning the monitoring of air temperature throughout the day. Subsequently, an analysis and systematization of the results and finally, replaying the interview in order to compare the results and enjoy the study conclusions.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2973
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTemperaturapt_PT
dc.subjectensino das ciênciaspt_PT
dc.subjectscience teachingpt_PT
dc.subjectTemperatura do arpt_PT
dc.subjectTemperaturept_PT
dc.subjectair temperaturept_PT
dc.subjectair temperaturept_PT
dc.subjecttrabalho prático investigativopt_PT
dc.subjectinvestigative and practical workpt_PT
dc.titleO impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RelatórioFinal_LilianaLopes.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: