Publication
Diário - um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas
dc.contributor.author | Alves, Francisco Cordeiro | |
dc.date.accessioned | 2011-01-31T13:20:09Z | |
dc.date.available | 2011-01-31T13:20:09Z | |
dc.date.issued | 2004-06 | |
dc.description.abstract | Após uma apresentação do conceito de diário, devidamente enquadrado nos instrumentos de recolha de dados que a investigação qualitativa vem designando por documentos pessoais, analisamos o problema da redacção e contributos investigacionais a que aquele, respectivamente, está sujeito e pode operar. Como nota importante e axial do nosso percurso, destacámos o impacto do diário sobre o desenvolvimento pessoal- profissional dos professores, na medida em que permite a sua interiorização e reflexão, fundamentais para uma auto-análise que capacite para uma nova forma de encarar os problemas profissionais, isto é, construtiva, pessoal e altruisticamente. Debruçamo-nos, também, de forma breve, sobre as precauções metodológicas e a dimensão ética do diário, mostrando que, em qualquer utilização investigacional, o autor de um diário deverá ser respeitado no seu direito a um tratamento sigiloso e fiel das suas confidências, mesmo que, sob anonimato, os seus dados possam ser publicamente expostos e reflectidos. Por fim, analisamos o diário como uma metodologia de estudo de dilemas dos professores, destacando algumas investigações sobre o tema e apontando para uma tipologia por nós conseguida. Em qualquer caso, concluímos, o diário pode permitir aos professores uma autoreflexão, que pode ser compartilhada, sobre as suas tensões e conflitos, de natureza variada, é certo, mas que, consciencializados, darão lugar à serenidade e empenhamento profissional, indispensáveis ao enriquecimento da comunidade. | por |
dc.identifier.issn | 1647-662X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/578 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | por |
dc.relation.ispartofseries | 29; | |
dc.subject | Diário | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Dimensão ética do diário | por |
dc.title | Diário - um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | por |
oaire.citation.endPage | 239 | por |
oaire.citation.startPage | 222 | por |
oaire.citation.title | Millenium | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |