RE - Número 29 - Junho de 2004
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Recent Submissions
- Da inadequação do termo “analfabetismo” e da necessidade de novos conceitos para a compreensão do aprendizado da leitura e da escrita em língua portuguesaPublication . Silva, Nilce daO presente artigo apresenta novos conceitos acerca da aquisição da leitura e da escrita materna. Partimos do conceito de “letrismo a-funcional” desenvolvido pelo professor Jean Biarnès, professor e pesquisador da Université Paris-Nord, e decorrentes deste, tratamos dos conceitos de “letrismo funcional”, “analfabetismo de resistência” e “alfabetização de opressão”. Fundamentando nossa exposição, mostramos o preconceito existente nos termos “analfabeto” (destinado às pessoas que encontram-se em situação de pouca ou nenhuma escolarização em sua própria língua materna). Finalmente, pretendemos contribuir para a compreensão do aprendizado da língua materna, do ensino das primeiras letras e ainda, oferecer conceitos que possam contribuir com pesquisa nesta área do saber.
- Células de combustívelPublication . Santos, Fernando António Castilho Mamede dos; Santos, Fernando Miguel Soares Mamede dosNa actualidade o consumo global de energia eléctrica é de 14 triliões de quilowathora, no ano 2020 prevê-se que deverá ser de 22. Os combustíveis fósseis são um bem escasso, na posse de apenas alguns países, que cada vez se vão tornando mais caros e cuja utilização liberta poluentes. Neste contexto, ter-se-á de encontrar uma forma alternativa e competitiva de produzir energia (eléctrica) que possa vir a substituir os combustíveis fósseis gradualmente. Esta pode estar nas células de combustível.
- As redes privadas e a questão dos portais na internet um caso nas instituições de ensinoPublication . Rosini, Alessandro Marco; Palmisano, AngeloEste artigo discute a necessidade de integração através da comunicação das redes de computadores, e a gestão dos portais utilizados na educação, em instituições de ensino no Brasil, apresentando um modelo de construção e implementação desses ambientes.
- As raízes do jazz e a original dixieland jazz bandPublication . Aguiar, Maria CristinaQuando se fala nas origens do Jazz o cenário que se depara é obscuro e um pouco incerto. Sabe-se que os elementos que influenciaram o seu nascimento foram trazidos da África pelos escravos, que intervieram de forma significativa ao nível cultural, vindo a criar um novo modo de comunicação e expressão de sentimentos. A forma mais importante de expressão da música Afro-Americana são as manifestações religiosas, na maioria das vezes ouvidas por plateias brancas (de uma forma mais afectada do que a ouvida nas igrejas negras rurais). O que hoje é conhecido como música gospel é reflexo da importante carga emocional e força rítmica dessas manifestações primordiais. Dessa época são as músicas de trabalho e músicas infantis. A música negra na América manteve muito do original Africano no que diz respeito às suas características rítmicas e também na tradição de colectividade e improvisação. Esta herança misturou-se com a música local, gerando muito mais que um novo estilo, uma nova forma de expressão musical, que ganha um peso cultural ainda maior quando lembramos que a actividade musical era proibida entre os escravos. Com a libertação dos escravos, a música Afro-Americana cresceu rapidamente. A disponibilidade de instrumentos musicais, incluindo refugos de bandas militares, e a liberdade recém-conquistada, permitiu o nascimento das raízes básicas do jazz: as bandas de metais, a dança e o blues.
- Apresentando alguns aspectos históricos do desenvolvimento da lógica clássica, ciência das idéias e dos processos da mentePublication . Chagas, Elza Marisa Paiva de FigueiredoLógica é a ciência que tem por objeto determinar, entre as operações intelectuais orientadas para o conhecimento da verdade, as que são válidas e as que não são. Estuda os processos e as condições de verdade de todo e qualquer raciocínio. O conhecimento só é científico quando, além de universal, é metódico e sistemático, ou seja, lógico. Assim, a lógica se entende como método, ou caminho que as ciências trilham para determinar e conhecer seu objeto, e como característica geral do conhecimento científico.
- Galileu e a sua importância epistemológicaPublication . Ferreira, Ricardo BrunoGalileu foi sem dúvida um marco importante do período renascentista. As suas descobertas em mecânica e as teses por si defendidas em astronomia são os aspectos mais divulgados actualmente de toda a sua vasta obra 1 No entanto, a revolução que as . metodologias por si seguidas vieram causar ao conhecimento científico têm que ser vistas como, pelo menos, tão importantes quanto o são os resultados a que chegou. O objectivo deste trabalho passa assim por ilustrar não só a importância da mecânica na investigação científica de Galileu e as suas principais descobertas mecânicas, mas também por demonstrar a revolução que a metodologia de Galileu trouxe ao processo de construção do conhecimento científico.
- O marketing e a análise de dados para a tomada de decisõesPublication . Santos, Fernando António Castilho Mamede dos; Santos, Fernando Miguel Soares Mamede dosAs decisões de marketing que têm por objectivo definir os melhores planos estratégicos para abordar o mercado, escolher a melhor campanha publicitária, seleccionar o segmento e o tipo de produto a oferecer, têm de resultar de uma análise técnica e profissional da informação ou dos dados disponíveis. As técnicas estatísticas multivariadas conjuntamente com as diferentes soluções de software existentes tornam hoje esta tarefa em algo fácil. Necessitamos apenas de optar pela técnica mais adequada ao nosso propósito, trabalhar uma amostra para obter resultados e posteriormente validar esses resultados com novas amostras.
- Pós-modernidade e filosofia da históriaPublication . Dantas, LedaA Modernidade nasce sob o signo da liberdade. O homem é livre porque não está mais à mercê do obscurantismo da religião, mas é capaz de entendimento. A filosofia e a ciência, e não mais os mitos, definiam o verdadeiro. O homem livre era aquele que conhecia a verdade racionalmente concebida e por ela definia o seu destino. O homem faz a sua história - essa é uma idéia tipicamente moderna. Aliás, a modernidade pode ser considerada a ‘época da história’. A idéia agostiniana de uma história linear, que resultaria no juízo final e na realização do bem divino, é secularizada. Em Kant, Hegel e Marx a história segue um curso linear e pressupõe um nexo essencial com a emancipação humana. Mas, talvez em nenhum outro teórico da modernidade está idéia (de que os homens fazem sua história e neste processo eles próprios se fazem) tenha sido mais enfaticamente defendida do que em Marx. Se em Kant havia uma providência e em Hegel um sujeito absoluto, em Marx, a história é obra essencialmente humana. Não haveria absolutamente nada para além dos homens, para além da história.
- A importância didáctica da história antigaPublication . Santos, António Ramos dosAo apresentarmos de um ponto de vista didáctico, a globalidade geográfica e cronológica representada pelo que designamos de História Antiga, estamos perante um vasto campo civilizacional. Enquanto que as realidades da Grécia Antiga, da Roma Imperial e do Egipto faraónico são, claramente, consideradas importantes, o mesmo não é tão óbvio quanto às regiões do Próximo-Oriente Antigo e, em particular, à Mesopotâmia. A região beneficiou de uma excepcional situação geográfica. Muitos foram os povos que formaram a «civilização mesopotâmica»: Sumérios, Acádios, Amoritas, Cassitas e Caldeus entre outros. Todos contribuíram para a formação de uma herança geral. As unificações políticas do Próximo-Oriente Asiático realizadas pelos vários impérios favoreciam as ligações entre o Ocidente e o Oriente difundindo os elementos culturais mesopotâmicos, fomentando o intercâmbio comercial de regiões distantes e dando a povos diversos uma língua semita como denominador comum. As compilações legislativas mesopotâmicas serviram de modelo para outros povos do Oriente Antigo. Na organização política encontramos na região os primeiros exemplos de cidades-estado. A realização artística e a urbanística tiveram repercussões no Oriente Antigo, e não só. A arquitectura assírio-babilónica influenciou outras . civilizações, como o Islão.
- A língua francesa no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Área Científica de Francês da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de ViseuA Área Científica de Francês promoveu, no âmbito da Semana Cultural da Escola Superior de Educação de Viseu, que decorreu de 22 a 26 de Março de 2004, uma série de eventos culturais, numa perspectiva de divulgação da importância da língua francesa e das culturas francófonas num mundo que se afigura cada vez mais plurilingue e pluricultural. No quadro do Ensino Precoce do “Francês Língua Estrangeira (FLE)” foram propostas actividades lúdicas e orais tendo por objectivos: (1) sensibilizar os alunos em idade pré-escolar para o Francês Língua Estrangeira; (2) incrementar o interesse pelo Francês Língua Estrangeira ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico; (3) proporcionar aos alunos o contacto com outra realidade sociocultural; (4) desenvolver o espírito de descoberta e estimular a troca de experiências; (5) favorecer o desenvolvimento global dos alunos através das suas capacidades criativas; (6) sensibilizar os alunos para os aspectos estéticos da Língua Francesa; (7) sensibilizar, a nível da ESEV, alunos e professores para a importância no desenvolvimento psico-pedagógico, linguístico e cultural (entre outros) da introdução das línguas estrangeiras a um nível elementar e (8) proporcionar uma nova experiência de inter-ajuda entre os nossos formandos e as crianças carenciadas de Viseu
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