Repository logo
 
Publication

A inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento em contexto pré-escolar:Uma abordagem autorreflexiva com base no Decreto-Lei n.º 54/2018

dc.contributor.advisorXavier, Paula
dc.contributor.authorLopes, Catarina Neves
dc.date.accessioned2020-02-04T16:05:05Z
dc.date.available2020-02-04T16:05:05Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.description.abstractO presente projeto aborda a Educação Inclusiva, no contexto pré- escolar, a partir de um processo de autorreflexão sobre a inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento. O exercício de autorreflexão iniciou-se na seguinte questão: “Como é que o processo de autorreflexão pode contribuir para a compreensão das barreiras e dos aspetos facilitadores no processo de inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento no contexto pré-escolar”?, no seguimento de uma experiência prática, durante 6 meses, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no contexto pré-escolar, em colaboração com uma Educadora de Infância, uma Auxiliar de Ação Educativa e uma professora de Educação Especial. Assim, como Educadora Social, com base num guião construído para este estudo, refleti e interpretei os resultados, tendo sido estes analisados de acordo com os procedimentos previstos na Análise de Conteúdo. É fundamental evidenciar que o exercício de autorreflexão revelou resultados positivos, no que respeita à importância e à responsabilidade do profissional durante a atuação no terreno, enriquecendo o trabalho com crianças com necessidades especiais.pt_PT
dc.description.abstractThis project addresses Inclusive Education, in the preschool context, from a self -reflection process about the inclusion of a child with global developmental delay. The self-reflection exercise begins with the following question: “How can the self- reflection process contribute to the understanding of barriers and facilitating aspects in the process of including a child with global developmental delay in the preschool context”?, following of a pactical experience for 6 months in a private Social Solidarity Institution, in the preschool context, in collaboration with a Childhood Educator, an Educational Action Assistant and a Special Education teacher. Thus, as a Social Educator, based on a script built for this study, I reflected and interpreted the results, which were analyzed according to the procedures provided in the Content Analysis. It is essential to highlight that the self-reflection exercise showed positive results, regarding the importance and responsibility of the professional during the field, enriching the work with children with special needs.pt_PT
dc.identifier.tid202412725pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6189
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAtrasopt_PT
dc.subjectGlobal de Desenvolvimentopt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectAutorreflexãopt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectGlobal Development Delaypt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectSelf-reflectionpt_PT
dc.titleA inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento em contexto pré-escolar:Uma abordagem autorreflexiva com base no Decreto-Lei n.º 54/2018pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Catarina Neves.pdf
Size:
800.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: