Publication
A inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento em contexto pré-escolar:Uma abordagem autorreflexiva com base no Decreto-Lei n.º 54/2018
dc.contributor.advisor | Xavier, Paula | |
dc.contributor.author | Lopes, Catarina Neves | |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T16:05:05Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T16:05:05Z | |
dc.date.issued | 2019-12-11 | |
dc.description.abstract | O presente projeto aborda a Educação Inclusiva, no contexto pré- escolar, a partir de um processo de autorreflexão sobre a inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento. O exercício de autorreflexão iniciou-se na seguinte questão: “Como é que o processo de autorreflexão pode contribuir para a compreensão das barreiras e dos aspetos facilitadores no processo de inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento no contexto pré-escolar”?, no seguimento de uma experiência prática, durante 6 meses, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no contexto pré-escolar, em colaboração com uma Educadora de Infância, uma Auxiliar de Ação Educativa e uma professora de Educação Especial. Assim, como Educadora Social, com base num guião construído para este estudo, refleti e interpretei os resultados, tendo sido estes analisados de acordo com os procedimentos previstos na Análise de Conteúdo. É fundamental evidenciar que o exercício de autorreflexão revelou resultados positivos, no que respeita à importância e à responsabilidade do profissional durante a atuação no terreno, enriquecendo o trabalho com crianças com necessidades especiais. | pt_PT |
dc.description.abstract | This project addresses Inclusive Education, in the preschool context, from a self -reflection process about the inclusion of a child with global developmental delay. The self-reflection exercise begins with the following question: “How can the self- reflection process contribute to the understanding of barriers and facilitating aspects in the process of including a child with global developmental delay in the preschool context”?, following of a pactical experience for 6 months in a private Social Solidarity Institution, in the preschool context, in collaboration with a Childhood Educator, an Educational Action Assistant and a Special Education teacher. Thus, as a Social Educator, based on a script built for this study, I reflected and interpreted the results, which were analyzed according to the procedures provided in the Content Analysis. It is essential to highlight that the self-reflection exercise showed positive results, regarding the importance and responsibility of the professional during the field, enriching the work with children with special needs. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202412725 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6189 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Atraso | pt_PT |
dc.subject | Global de Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Autorreflexão | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Global Development Delay | pt_PT |
dc.subject | Preschool education | pt_PT |
dc.subject | Self-reflection | pt_PT |
dc.title | A inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento em contexto pré-escolar:Uma abordagem autorreflexiva com base no Decreto-Lei n.º 54/2018 | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |