Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A participação dos pais/encarregados de educação na experiência escolar dos alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
548-Dissertacademestrado20250114.pdf1.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório final de Estágio surge no âmbito do final do Mestrado em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do 2.º Ciclo de ensino Básico (CEB) em português e história e geografia de Portugal, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu. Este documento é constituído por dois capítulos complementares, sendo eles a reflexão crítica sobre as práticas em contexto de prática supervisionada e o trabalho de investigação. No primeiro capítulo deste relatório, expomos algumas práticas desenvolvidas no decorrer da prática supervisionada no 1.º e no 2.º CEB, assim como, apresentamos as reflexões críticas sobre as Práticas Supervisionadas relativamente às competências e ao seu contributo face ao perfil profissional docente. No segundo capítulo é realizado um trabalho de investigação assente num estudo de natureza qualitativo recorrendo a entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de analisar as perceções dos docentes e dos pais/encarregados de educação relativamente à participação dos pais/encarregados de educação na experiência escolar dos alunos. Após a organização e análise dos dados, foi possível compreender a relevância da participação dos pais/encarregados de educação no contexto da experiência escolar dos alunos e o quanto essa participação pode influenciar a motivação do aluno nas suas aprendizagens.
The present final internship report arises within the scope of the conclusion of the Master’s Degree in Education for the 1st Cycle of Basic Education and the 2nd Cycle of Basic Education (CEB) in Portuguese and History and Geography of Portugal, carried out at the Higher School of Education of Viseu. This document consists of two complementary chapters, namely the critical reflection on practices in the context of supervised practice and the research work. In the first chapter of this report, we expose some practices developed during the supervised practice in the 1st and 2nd CEB, as well as present critical reflections on the Supervised Practices regarding the competencies and their contribution to the professional teaching profile. In the second chapter, a research work is conducted based on a qualitative study using semi-structured interviews, with the objective of analyzing the perceptions of teachers and parents/guardians regarding the participation of parents/guardians in the students’ school experience. After organizing and analyzing the data, it was possible to understand the relevance of parents/guardians involvement in the students experience and how this participation can influence students motivation in their learning.

Description

Keywords

Família Escola Participação dos Pais/Encarregados de Educação Poder Experiência Escolar School Parental/Guardian Participation Power School Experience

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue