Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.04 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O desenvolvimento de desafios industriais no âmbito das aulas do sistema de ensino superior é uma forma interessante de ensino e aprendizagem que pode promover nos alunos o desenvolvimento de competências vitais. Tais atividades contribuem, para o relacionamento entre os conteúdos ensinados em sala de aula e o mundo real, entre outros benefícios.
Objetivos: Trabalhos onde é requerido a resolução de problemas reais das empresas industriais regionais, envolvendo organização de produção, processos de produção ou questões de inovação produtiva foram propostos, sendo requerido que os estudantes analisem o problema e proponham soluções técnicas e científicas integrais.
Métodos: O presente artigo apresenta dados de seis semestres em que o trabalho foi desenvolvido. Inquéritos abertos foram desenvolvidos e enviados a estudantes, empresas e professores para avaliar a sua aplicação e resultados.
Resultados: Os resultados indicam que, após alguma resistência inicial, a perceção final dos alunos é de satisfação e validação da metodologia adotada.
Conclusões: A mesma opinião é partilhada por empresas e docentes. Além disso, esse tipo de interação parece ter um impacto positivo no relacionamento universidade-empresa
Description
Keywords
Advanced Manufacturing Technologies Problem Based Learning Industry Engineering Education
Citation
Neto, V. (2020). Industrial challenge assignment in curricular context. Millenium, 2(11), 93-98. DOI: 10.29352/mill0211.10.00256
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu