RE - Série 2, n.º 11: (2020)
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- O pensamento crítico na construção de soluções criativasPublication . Fragata, Nuno; Amaral, Teresa; Freire, Carla; Mangas, CatarinaIntrodução: Maletas Pedagógicas para TODOS (ProLearn4ALL) é um projeto que pretende aumentar a consciência das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para a diferença, através de produtos acessíveis em multiformato, construídos por estudantes do ensino superior. Este processo, fundamentado nas metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tem como principais fases a conceptualização de protótipos; o teste piloto; a revisão, reformulação e validação de produtos e, por fim, a produção de uma maleta pedagógica e respetiva disseminação. Objetivos: O artigo apresenta a metodologia ABP como um processo ativo para desenvolver o pensamento crítico, através da procura de soluções que resolvam problemas não rotineiros. Métodos: Aplicando a metodologia ABP, partiu-se da contextualização teórica dos quatro grandes domínios da deficiência (motora, visual, surda, intelectual) e da criação, por estudantes das áreas das Ciências Sociais e Educação, de protótipos que evidenciassem as características de cada um desses domínios. Posteriormente, os estudantes das áreas das Artes e do Design foram convidados a desenvolver produtos lúdicos e acessíveis, baseados nos protótipos previamente construídos. Resultados: Os estudantes posicionaram-se no lugar das pessoas com deficiência, usando restrições específicas, criadas como introduções temáticas aos desafios propostos. Nesse sentido, os recursos foram construídos com maior nível de consciência, pois os estudantes eram simultaneamente produtores e recetores. Conclusões: As múltiplas reflexões, durante e após a produção, permitiram um constante processo de investigação, validação e exclusão de soluções que levaram progressivamente à construção de uma Maleta Pedagógica.
- Promoção da resiliência de adolescentes que vivem em situação de pobrezaPublication . Costa, Maria Isabelly; Paula, Paulo Henrique; Novais, Danila Paula; Rodrigues, Icleia; Pinheiro, Patrícia; Rodrigues, RaelsonIntrodução: A pobreza é considerada um fenômeno mundial, de processos históricos e exclusão social, sendo compreendida através de uma perspectiva multidimensional, que vai além da privação de renda. Sua definição está relacionada de acordo com a sociedade ou a época em que se vive, sendo necessária a identificação de quais bens e serviços devem ser garantidos. ObjetivoS: Analisar na literatura, a promoção da resiliência em adolescentes em situação de pobreza. Métodos: Revisão integrativa da literatura realizada de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019 nas bases LILACS, CINAHL, MEDLINE com os descritores “resilience and poverty and population vulnerables”, publicados nos últimos seis anos. Resultados: A pobreza é uma vulnerabilidade que potencializa outras vulnerabilidades com implicações como o consumo de álcool e drogas, violência, inicio precoce das relações sexuais, gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, e desigualdades sociais Conclusões: A promoção da resiliência deve ser realizada em todos os níveis de vida, uma vez que as situações vivenciadas repercutem no processo de desenvolvimento, sendo primordiais estratégias que a promovam cada vez mais, principalmente na adolescência.
- Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdoPublication . Vilela, Rosana Brandão; Ribeiro, Adenize; Batista, Nildo AlvesIntrodução: Este artigo descreve o uso da técnica Nuvem de Palavras na análise de dados qualitativos, sendo utilizada para identificação de desafios aos mestrados profissionais em ensino na saúde (MPES). Objetivo: Identificar os desafios dos mestrados profissionais através da utilização da técnica da Nuvem de Palavras. Métodos: Utilizou-se o software aplicativo Wordle para a construção de Nuvens de Palavras. A técnica serviu como ferramenta de apoio ao processamento de dados na pesquisa qualitativa, realizada em 2016. A produção das informações foi realizada por meio de questionário, no qual foi aplicado um roteiro semiestruturado a docentes e discentes de treze programas do país. Resultados: As seis categorias resultantes da análise e interpretação de Nuvens de Palavras, sobre fatores facilitadores e dificultadores, indicaram a presença de desafios institucionais e outros inerentes ao programa. Conclusões: Constatou-se que é essencial compreender a essência dos mestrados profissionais e dar suporte ao desenvolvimento desses programas na área do ensino na saúde. E que, o uso da técnica de Nuvem de Palavras, junto ao olhar atento dos pesquisadores, permite a análise dos dados com segurança.
- Bisavós e bisnetos – histórias contadas e histórias vividasPublication . Emily, Schuler; Dias, Cristina MariaIntrodução: Devido aos novos parâmetros de longevidade no mundo e no Brasil, a presença de bisavós na família se torna cada vez mais difundida na atualidade. Objetivos: Compreender o papel dos bisavós na relação com seus bisnetos. Métodos: Optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se entrevistas semidirigidas com os bisavós e seus respectivos bisnetos. Além disso, foram analisados cinco livros da literatura infantil enfocando a figura dos bisavós. Os dados recolhidos foram então triangulados com vista a uma maior compreensão do fenômeno em estudo. Os participantes da pesquisa foram cinco bisavós, de ambos os sexos, com idade entre 74 e 97 anos, e cinco bisnetos, entre 7 e 10 anos. Resultados: Os resultados apontam para um estatuto especial dos bisavós na vida de seus bisnetos, apresentado através de um relacionamento de afeto; no entanto, há existência de tensões geracionais, que podem ser ressignificadas através do diálogo e convivência entre as gerações. Conclusões: Conclui-se que o relacionamento entre bisavós e bisnetos é apreciado por ambas as gerações, apesar da grande disparidade etária.
- Administração de medicação intravenosa nos hospitaisPublication . Bastos, Celeste; Barbieri, Maria do CéuIntrodução: A administração de medicação intravenosa pode associar-se a riscos, nomeadamente riscos de infeção, justificando-se a implementação de práticas seguras. Objetivos: Divulgar as orientações relativas à preparação e administração de medicação intravenosa, em contexto hospitalar; Divulgar as orientações relativas à inserção e manutenção de cateter venoso periférico, em contexto hospitalar; Divulgar a evidência que fundamenta uma prática segura na preparação/administração de medicação intravenosa; Sensibilizar os enfermeiros para uma prática baseada em evidência. Métodos: Análise de: Recomendações internacionais com foco na preparação/administração de medicação intravenosa e inserção/manutenção de cateter venoso periférico; Desvios à prática segura; Resultados: Existe evidência que suporta as orientações para a preparação e administração de medicação intravenosa através de cateter venoso periférico, no entanto, vários estudos relatam desvios a essas orientações. Conclusões: Identificou-se a necessidade de análise das práticas instituídas, a fim de se encontrar estratégias promotoras de mudança, as quais garantam a implementação de práticas seguras na preparação e administração da terapia intravenosa.
- A eficácia da prática do enfermeiro líder clínico – revisão sistemática da literaturaPublication . Carvalho, Marlene Celeste; Lucas, Pedro RicardoIntrodução: A liderança dos enfermeiros líderes clínicos é um tema em crescente importância, uma vez que os enfermeiros, enquanto líderes, são a peça fundamental para comunicar com a equipa e alcançarem objetivos e resultados, como a qualidade dos cuidados de enfermagem, a segurança dos clientes e a inovação em saúde. Objetivos: Analisar a evidência científica acerca da eficácia dos enfermeiros no desenvolvimento de competências associadas a prática de líder clínico. Métodos: Revisão sistemática da literatura com 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2) Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2010 e 2019. Resultados: Selecionou-se doze artigos em diferentes contextos de prática do enfermeiro líder clínico. A maioria relatou dados que relacionam a eficácia dos enfermeiros líderes clínicos com claras melhorias do desempenho e consequentemente melhoria nos resultados dos cuidados em saúde. Conclusões: As competências do enfermeiro líder clínico inserem-se numa prática avançada, com melhores desempenhos que conduzem ao aumento da qualidade dos cuidados de enfermagem, dos cuidados de saúde e ao aumento da segurança do cliente.
- Dinâmica de grupo e pesquisa-ação em saúdePublication . Nunes, Fernanda Costa; Farinha, Marciana Gonçalves; Valentim, Fernanda; Barbosa, Maria Alves; Rua, Marília dos SantosIntrodução: A pesquisa ação em saúde aliada à dinâmica de grupo assume-se com potenciadora da produção de conhecimento científico Objetivo: Discutir as possibilidades de aplicação da Dinâmica de Grupo na pesquisa qualitativa em saúde. Métodos: Traçam-se considerações a partir de experiências com grupos de utilizadores, trabalhadores do SUS e estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Psicologia e Musicoterapia. Discute-se o planejamento de ações grupais e seus elementos: estrutura, processo e conteúdo. Resultados: A intervenção grupal utilizada como metodologia da pesquisa-ação é rica em recursos e estratégias. Ela mostra-se eficaz para elaboração de ações ao problematizar fragilidades, necessidades e potencialidades encontradas no campo. Conclusões: A pesquisa-ação permite novas respostas aos desafios que surgem nos contextos de saúde por envolver todos os atores nos processos de mudança e superação da realidade.
- Gestão de enfermagemPublication . Correia, Tânia; Martins, Maria Manuela; Forte, Elaine CristinaIntrodução: A segurança em saúde tem ganho especial destaque devido aos dados preocupantes que têm sido revelados. Altos padrões de segurança não se alcançam sem o envolvimento de Enfermeiros gestores. Objetivos: Conhecer as estratégias dos enfermeiros gestores para garantir a segurança dos clientes e enfermeiros num serviço hospitalar. Métodos: Estudo qualitativo interpretativo com recurso a entrevista semiestruturada a 14 enfermeiros gestores de um hospital da região centro de Portugal, com amostragem por conveniência. Realizada análise de conteúdo com recurso à metodologia de Bardin e ao software Atlas.ti. Resultados: Foram identificadas vinte categorias, das quais se destacam Discussão em Equipa, Reforço da Equipa, Distribuição do Plano de Trabalho, Formação, Sensibilização, Supervisão. De referir que, do total de categorias, dez dizem respeito à segurança do cliente e enfermeiro, nove em exclusivo com a segurança do cliente e uma à segurança do enfermeiro. Conclusões: Verifica-se que as estratégias de gestão da segurança são predominantemente globais, evidente na coincidência de categorias entre estratégias para segurança de utentes e profissionais. As estratégias para a segurança do cliente superam em número as estratégias para os enfermeiros. Os participantes demonstraram conhecimento de algumas das principais recomendações estratégias da Organização Mundial de Saúde Palavras-chave: Cuidados de enfermagem; Segurança do paciente; Gestão da segurança; Riscos ocupacionais
- Mortalidade de vitelos filhos de vacas alentejanas e mertolengas no distrito de PortalegrePublication . Santos, Rute; Pereira, Luísa; Minas, Miguel; Costa, Lina; Carvalho, Maria da Graça; Caetano, Maria do Carmo; Neves, JoséIntrodução: Para além do seu impacto económico, a mortalidade dos vitelos é um indicador importante do bem-estar animal nas explorações de bovinos de carne. Objetivos: Avaliar as taxas de mortalidade de vitelos descendentes de vacas de 2 raças autóctones nas explorações do distrito de Portalegre. Métodos: Os registos de nascimentos e de mortes entre o nascimento e os 180 dias, de vitelos nascidos de vacas das raças Alentejana e Mertolenga nas explorações do distrito de Portalegre entre 1 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2018, foram obtidos da base de dados do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA). Calcularam-se as taxas de mortalidade e avaliou-se a associação entre o período da mortalidade e a idade das mães. Resultados: Os vitelos nascidos de vacas de raça Alentejana e Mertolenga representaram 11,6% e 2,9% dos nascimentos no distrito de Portalegre no período considerado, havendo um decréscimo do número de nascimentos ao longo dos 3 anos, mais evidente na raça Alentejana. A taxa de mortalidade média dos vitelos foi de 3,2% para os filhos de vacas de raça Alentejana e de 2,3% para os filhos de vacas de raça Mertolenga. A idade média das vacas foi de 8,68 e 7,37 anos (Alentejanas e Mertolengas, respetivamente). Verificou-se que a mortalidade perinatal ocorreu em vacas mais velhas (p=0,024). Conclusões: As taxas de mortalidade dos vitelos nascidos das duas raças em estudo são baixas a moderadas, quando comparadas com as publicadas sobre outras raças.
- Desenvolvimento de desafios industriais no âmbito curricularPublication . Neto, VitorIntrodução: O desenvolvimento de desafios industriais no âmbito das aulas do sistema de ensino superior é uma forma interessante de ensino e aprendizagem que pode promover nos alunos o desenvolvimento de competências vitais. Tais atividades contribuem, para o relacionamento entre os conteúdos ensinados em sala de aula e o mundo real, entre outros benefícios. Objetivos: Trabalhos onde é requerido a resolução de problemas reais das empresas industriais regionais, envolvendo organização de produção, processos de produção ou questões de inovação produtiva foram propostos, sendo requerido que os estudantes analisem o problema e proponham soluções técnicas e científicas integrais. Métodos: O presente artigo apresenta dados de seis semestres em que o trabalho foi desenvolvido. Inquéritos abertos foram desenvolvidos e enviados a estudantes, empresas e professores para avaliar a sua aplicação e resultados. Resultados: Os resultados indicam que, após alguma resistência inicial, a perceção final dos alunos é de satisfação e validação da metodologia adotada. Conclusões: A mesma opinião é partilhada por empresas e docentes. Além disso, esse tipo de interação parece ter um impacto positivo no relacionamento universidade-empresa